Como acabar com as borboletas na minha horta?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Um deles, por exemplo, é o uso de uma simples casca de ovo. Colocada nos canteiros, de forma bem visível, funcionam como espantalhos para as borboletas, que ao verem os ovos evitam o ambiente, pois acreditam que as mesmas sejam de pássaros, predadores das lagartas.

Em casos de infestação onde as lagartas estão causando danos, você pode tentar eliminá-las através de formas naturais, como por exemplo: Plantando outras plantas no jardim, como coentro, áster, funcho e outras, que naturalmente atraem outros insetos que eliminar as lagartas.

Para prevenir a ocorrência de lagartas na couve, existem algumas medidas simples que podem ser adotadas, como a colocação de uma rede transparente ou TNT para evitar que a borboleta deposite ovos nas folhas, o plantio de ervas aromáticas com efeito repelente, a plantação de plantas amigas e boas companheiras, como a ...

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

O Forth Mata Lagarta é um inseticida muito eficiente no combate a infestação de lagartas em plantas, hortas, jardins e pomares. Ele é composto por uma substância chamada deltametrina, que age através de contato e ingestão, eliminando as lagartas indesejadas, com tempo esperado de ação em 24 horas.

A primeira dica é polvilhar um pouco de chili nas plantas onde há infestação de lagartas. Já em canteiros ou jardins, o ideal é fazer uma mistura de duas colheres de pimenta-do-reino e 400 ml (2 copos) de água. Depois, basta colocar o produto caseiro em uma garrafa PET ou borrifador no local.

Para saber como tirar lagarta das plantas dessa forma, basta inserir duas colheres de sopa de alho em pó, dois copos de água e sabão em uma garrafa. Após obter a mistura, pulverize as áreas com acúmulo de lagartas na planta. A pimenta-do-reino também pode ser utilizada no lugar do alho e não prejudica as plantas.

O tamanho das lagartas pode chegar a 4 cm. Um fato interessante sobre esse estágio (que dura em média 17 dias) é que as lagartas se alimentarem dos ovos que não eclodiram, os indícios sugerem que esse hábito canibal possa ser um diferencial nutritivo para a sobrevivência das lagartas.

Age como herbicida, fungicida e inseticida: diante das ameaças de ervas daninhas, fungos e insetos, o vinagre é o melhor aliado natural. O vinagre contra fungo nas plantas também pode repelir muitos insetos e, assim, prevenir pragas e outros danos às plantas.

É possível fazer uma integração do uso do Trichogramma pretiosum com Bacillus thuringiensis maximizando o controle das pragas do tomateiro, pois esses dois agentes biológicos de controle trabalharão juntos controlando os ovos e as lagartas das pragas no tomateiro.

Com o aumento das demandas relacionadas ao aparecimento de lagartas nas residências, a Prefeitura informa que o período atual é caracterizado por aumento na reprodução do inseto e que, devido à falta de predadores naturais, ao desmatamento e ao desequilíbrio ecológico, sua população tem aumentado significativamente.

A mudança de estação entre o inverno e a primavera e o aumento das temperaturas propiciam o surgimento de diversos insetos, que preferencialmente se reproduzem nesta época.

Colocar casca de ovo nas plantas é uma medida caseira para enriquecer o solo com cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes, quando a casca é transformada em farinha, são rapidamente absorvidos pelo solo, e trazem inúmeros benefícios para flores, vegetais e frutos.

Substitua as lâmpadas – As lâmpadas exteriores, podem ser um alvo para os insetos. As lâmpadas convencionais atraem muitas borboletas e traças. Experimente trocá-las por lâmpadas amarelas ou de vapor de sódio e verá que eles se vão afastar.

Além do alho, outro dos remédios caseiros mais conhecidos para repelir as lagartas é a pimenta já que, devido às suas propriedades desinfectantes, funciona muito bem como um repelente natural de lagartas nas plantas.

A lagarta da couve ou curuquerê da couve (Ascia monuste orseis) é uma praga especializada em brássicas, que são as plantas da família da couve, como couve-flor, brócolis e repolho. E ela não perde tempo. Assim que sai do ovo, já começa a devorar as folhas e permanece fazendo isso durante todo o seu estado larval.