É verdade que as borboletas só vivem 24 horas?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Em média, pode-se dizer que as borboletas vivem de duas a quatro semanas no estágio adulto, depois que saem da pupa. Mas há, de fato, algumas espécies de mariposa (não de borboleta) cujas fêmeas adultas vivem até menos do que 24 horas.

De maneira geral, o ciclo de vida das borboletas duram por volta de 2 meses, sendo de 2 a 4 semanas na fase adulta. A borboleta que possui o ciclo de vida mais longo é a Borboleta Monarca, que chega a viver até 9 meses.

Durante o dia, as borboletas estão ativas, e, pela noite, procuram um esconderijo e dormem aí. Com as traças, por exemplo, sucede exatamente o contrário: durante o dia dormem, enquanto que pelas noites se mantêm ativas.

Parece que esses animais têm dois olhos. Na verdade, assim como outros insetos, têm olhos compostos: em outras palavras, são milhares de pequenos olhos.

Néctar e pólen: como a borboleta se alimenta de néctar e pólen de flores, ela pode ser considerada um agente polinizador. Assim, ao se aproximar de uma planta atrás de um lanchinho, ela espalha pólen pelo jardim, contribuindo para o nascimento de novas plantas.

Borboletas pousam em você para sugar suor, lágrimas e sangue.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

Borboletas não dormem. As borboletas não dormem, elas apenas descansam com o objetivo de recarregar a energia desperdiçada na busca por comida e na procura de companheiros para a reprodução.

Acredita-se ainda que os nossos anjos da guarda ou guia espiritual venham se comunicar conosco por meio das borboletas. Então, sempre que vir uma borboleta perto de você, fique atenta aos sinais – pode ser sinal de que seu anjo está te enviando uma mensagem.

As monarcas (Danaus plexippus) são espécies muito conhecidas por serem venenosas. Essa toxicidade está bem definida em suas cores chamativas, que já acionam na lembrança dos predadores que elas não são nada saborosas. No Brasil as parentes mais próximas são as Ithomiini, que também são venenosas.

Quando chove, procuram proteção debaixo de árvores e arbustos. A espécie está ameaçada devido à destruição de seu hábitat: o Cerrado e a Mata Atlântica.

A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago). Os estágios imaturo e adulto são completamente distintos, o que caracteriza uma metamorfose completa.

O que é expelido, na verdade, é ácido úrico, uma excreção nitrogenada que requer pouca quantidade de água para ser eliminada. Os insetos possuem túbulos, chamados túbulos de Malpighi, que são os principais órgãos excretores.

O preço dos animais varia entre US$ 2 e US$ 3.850. Borboletas da espécie Ornithoptera allottei foram os insetos mais caros encontrados à venda na internet. A Papilio chikae, outra borboleta rara e considerada em risco de extinção, também estava sendo comercializada ilegalmente.

Eles “sentem” por meio de órgãos não-convencionais, de orelhas na barriga a narizes nas patas – e olhos nas genitálias.

Tipo de aparelho bucal dos insetos: Sugador – formado por uma probóscide, apresentando aspecto de um tubo enrolado sobre si mesmo, desenrolando-se quando o animal se alimenta. Exemplo: Borboleta.

Pode-se usar bananas, mamão e goiaba. Essas são as mais atrativas”, comenta o professor.

Normalmente, as lagartas mais coloridas viram mariposas. Infelizmente, as cores não acompanham o processo evolutivo desse animal. Apesar da aparente semelhança entre mariposas e borboletas, esses insetos possuem suas particularidades. As borboletas voam somente de dia.

Coloque um pouco em uma garrafa de plástico ou encharque um tecido com o líquido e deixe-o em um comedouro de borboletas. Se você não tiver um comedouro, coloque o alimento no parapeito da varanda ou em algum lugar como esse. Se você não tiver néctar, dê água com açúcar.