Como amolecer o pão italiano?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Embrulhe o pão com papel absorvente umedecido, com um pano prato umedecido também ou simplesmente coloque uma xícara com água dentro do microondas. O importante é criar vapor de água ao esquentar o pão; Coloque o pão no microondas e esquente por 10 a 30 segundos na potência máxima.

Molhe as mãos e passe em volta da casca antes de colocar o pão exposto ao calor. Isso vai fazer voltar a crocância enquanto o miolo fica quentinho.

Mas o pão italiano é um pão de aparência e textura bem semelhantes ao pão francês, o nosso de cada dia, a diferença é que ele tem uma casca mais dura que a do francês e isso se deve ao fato de ter na receita iogurte na massa, diferente do francês que só leva água, farinha e fermento.

Como amolecer pão duro no microondas
Embrulhe o pão com papel absorvente umedecido, com um pano prato umedecido também ou simplesmente coloque uma xícara com água dentro do microondas. O importante é criar vapor de água ao esquentar o pão; Coloque o pão no microondas e esquente por 10 a 30 segundos na potência máxima.

Resumindo, podemos dizer que os procedimentos de preparo, que se iniciam na mistura da massa e terminam com o pãozinho já pronto, fazem a umidade do alimento evaporar. Como consequência, o produto seca e endurece, geralmente logo no dia seguinte.

Comprou ou fez muitos pães e acabou sobrando? Não se preocupe: eles ainda podem se tornar muito saborosos, e em poucos segundos. Assim como no caso das pizzas e lanches, basta colocar o pão em um prato e, ao levar ao micro-ondas, colocar junto um copo com água, deixando esquentar por cerca de 30 segundos.

O uso de vapor de água ao assar pães de diversos tipos é muito importante, pois confere um brilho à crosta e a deixa bem crocante. Sem vapor de água, a crosta ficaria cinzenta e dura.

O pão pode ficar congelado com segurança por até 3 meses.

A geladeira é muito útil, já que um bom pão requer tempo de fermentação, mas, ao fermentá-lo na geladeira, a baixa temperatura, esse tempo não é o nosso tempo. Você não precisa se preocupar com nada. Pode deixar que o seu pão fermente enquanto você forme, e ficará muito bom.

Outra forma de conservar mais o seu pão é adicionar um pouco de açúcar ou gordura na massa. Estes produtos retêm a umidade, isso explica o fato de pães com grande quantidade de gordura ou açúcar conservarem-se por mais tempo.

Manter congelado à temperatura de -18° C. Colocar o produto em formas untadas. Deixar descongelar e crescer por aproximadamente 6 horas. Após assar em forno preaquecido a 150°C por 35 a 40 minutos.

Coloque o pão na prateleira central do forno. Configure um alarme para 40 minutos. Esse tempo é mais do que suficiente para descongelar o pão e aquecê-lo do meio até a casca. Tire o pão do forno e deixe sobre o balcão da cozinha por alguns minutos para que ele retorne à temperatura ambiente.

Outro erro comum na panificação é abrir o forno durante os primeiros 20 minutos. Acontece que se o forno perde calor nessa etapa, seu pão não vai formar a tão sonhada casca. Sendo assim, tenha paciência e evite abrir o forno antes da hora.

Validade dos pães assados: 4 dias em temperatura ambiente. Para recuperar a crocância do pão, basta colocar no forno por aproximadamente 8 minutos sem a embalagem. Não usar o micro-ondas. Validade dos pães pré-assados: 4 dias em temperatura ambiente, 10 dias refrigerado e 6 meses congelado.

O pão semi-italiano é um pão que não tem a aparência rústica, típica de um pão italiano. Os semi-italianos têm casquinhas bem crocantes, miolos muito macios, além de sabor e aroma inigualáveis, que podem ser apreciados com diferentes tipos de recheios.