Como atualizar o valor venal de um imóvel?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

O valor venal de um imóvel, que serve como base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), não pode ser alterado por meio de decreto do prefeito, pois tal alteração somente pode ser realizada por lei em sentido formal.

Para atualizar o valor do imóvel na declaração, some os valores efetivamente pagos no ano passado com a construção ou reforma com o valor do imóvel declarado em 31/12/2020. Coloque o resultado da soma no campo "situação em 31/12/2021".

Os três principais índices de correção monetária aplicados a esse tipo de contrato são o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado).

Revisão do valor venal, reavaliando o valor atribuído ao imóvel para efeito do lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quando é necessário: Quando o valor venal está acima do valor de mercado do imóvel.

Não há uma legislação para se atualizar o valor de um imóvel, o que pode ser feito e fazer uma pesquisa de mercado na sua região e pedir uma avaliação de um profissional ( corretor de imóvel ).

Caso o imóvel seja de uso comercial, agendar atendimento neste link e se dirigir a praça de atendimento da secretaria de finanças; Caso o imóvel seja de uso residencial, agendar atendimento neste link e se dirigir a praça de atendimento da secretaria de finanças; e. Exigir recibo ou protocolo de tudo o que entregar.

Solicitando a revisão do ITBI
A solicitação pode ser feita na prefeitura do município que terá até 30 dias para responder. O comprador pode recorrer pela via judicial também, entrando com um processo administrativo municipal solicitando a revisão do valor.

Para realizar a contestação, é necessário entrar no site da prefeitura. De acordo com o órgão, ela deve ser realizada dentro do prazo de 90 dias, contado da data de vencimento normal da primeira prestação ou da parcela única. Durante o processo, a cobrança do crédito tributário fica suspensa.

O preço médio dos imóveis residencias subiu 6,12% em 2022, atingindo a maior alta nominal desde os 6,70% registrados em 2014, época de pico de interesse na compra de imóveis, de acordo com o índice FipeZap+. O levantamento reúne anúncios de venda em 50 cidades brasileiras, incluindo 16 capitais.

O que é RGI? O RGI é um dos principais documentos emitidos na hora de dar entrada na compra de um imóvel. Ele deve ser solicitado junto ao Cartório de Registro de Imóveis mais próximo da sua localidade, a fim de comprovar que o novo proprietário está em dia com a regularização do bem.

É possível solicitar a certidão de imóvel atualizada de maneira online. Para isso, basta acessar o site Cartório Online Brasil e fazer o pedido, de forma fácil e prática. A maioria dos Cartórios de Registro de Imóveis já estão integrados a essa funcionalidade.

Para calcular o valor do imóvel, basta multiplicar o valor total do m² da área com o número da metragem do seu imóvel.

[3] Art. 23, da Lei 9.250/95 Fica isento do imposto de renda o ganho de capital auferido na alienação do único imóvel que o titular possua, cujo valor de alienação seja de até R$ 440.000,00 (quatrocentos e quarenta mil reais), desde que não tenha sido realizada qualquer outra alienação nos últimos cinco anos.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o mais utilizado para a atualização monetária e se trata da taxa oficial da inflação. Ele é responsável pela análise do aumento de preços no mercado baseado em um valor médio para a compra de um produto.