Como calcular a idade cronológica?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Para calcular a idade cronológica, só precisa de saber duas coisas: o ano em que nasceu e o ano em que está. É um número que conhece bem e que refere quando lhe perguntam que idade tem. Mas é comum a idade biológica diferir da idade cronológica em 5 anos ou mais.

Como calcular a idade corrigida? A idade corrigida é a idade cronológica menos as semanas que faltaram para completar as 40 semanas de gravidez. É simples de calcular: se o seu parto ocorreu com 32 semanas de gestação, seu bebê foi considerado prematuro de 8 semanas ou 2 meses.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

  1. Como saber minha idade? Para saber qual a idade de uma pessoa, basta subtrair (-) seu ano de nascimento do ano atual.
  2. Qual a idade de quem nasceu em 1990? ...
  3. Como calcular dias entre datas? ...
  4. Qual a fórmula para calcular idade no Excel? ...
  5. Como calcular a idade em minutos?

Para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM (data da última menstruação) é necessário acrescentar 7 dias à DUM, depois contar 3 meses pra trás e depois colocar o ano seguinte.

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias. Esse período é um momento de aprendizado e de conhecer o novo membro da família.

O tempo cronológico é capaz de mostrar por quanto tempo você habita a Terra, desde o dia do seu nascimento. No entanto, como um índice de envelhecimento, ele pode falhar. Já a idade cronológica se refere ao tempo real de um ser humano, enquanto a idade biológica refere-se a quantos anos parece que a pessoa tem.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios:

  1. Meia-idade: 45 a 59 anos;
  2. Idoso(a): 60 a 74 anos;
  3. Ancião: 75 a 90 anos;
  4. Velhice extrema: 90 anos em diante.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

A idade que você comemora em seu aniversário é chamada de idade cronológica, pois ela está associada ao tempo que você vive aqui na Terra. Assim, a cada ano sua idade vai aumentando de forma contínua. Já a biológica faz referência ao seu organismo e ao que você sente.

A forma mais comum de saber quando ocorreu a concepção é por meio da data da última menstruação. A fertilização, em geral, acontece duas semanas após o primeiro dia do sangramento.

A designação "parto a termo" é usada pela Organização Mundial de Saúde para designar toda criança nascida viva entre as 37 e as 41 semanas e seis dias de gestação (aproximadamente entre 259 a 293 dias), por oposição a ideia de pré-maturo.

Você deve somar os números do dia do seu nascimento, com os números do seu mês de nascimento e o ano do seu último aniversário. Por exemplo, se você nasceu em 15 de junho, você deve somar 1 + 5 + 6 + 2 + 0 + 2 + 0.

Veja: Para encontrar a idade, você utiliza a função “=INT”, que irá realizar um cálculo baseado na subtração da data atual pela de nascimento, dividida pelos anos. Para efeito de cálculo, se utiliza o número 365,25 devido aos anos bissextos. A fórmula para o exemplo acima é “=INT((C2-B2)/365,25).

No primeiro dia de 2020, o Jornal Hoje inicia uma série de reportagens especiais sobre o jovem que nasceu no ano 2000 e que, claro, completa 20 anos este ano.

Por conta dessas mesmas razões, sair com o bebê antes dos 7 dias não é indicado. “Nem a mãe deve sair de casa nesse período, pois ela ainda deveria estar se recuperando do parto”, acrescenta a pediatra. Mas o 'quando' não deve ser o fator principal a se levar em conta ao sair com o pequeno para o primeiro passeio.

Os bebês arco-íris são crianças que nasceram/nascem de uma mãe que sofreu anteriormente um aborto espontâneo ou que teve um filho morto prematuramente.

Fase 7: Começo da independência
Costuma ser por volta dos dois anos. Em contraste com a angústia da separação, a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção, nesta o pequeno fica incontrolável.

Sorrisos: no estágio REM – movimento ocular rápido, o bebê pode sorrir, chorar ou fazer movimento de sucção, devido à alta atividade cerebral que ocorre nesse período, fundamental para o desenvolvimento neurológico da criança.