Como calcular dm³?

Perguntado por: ucaldeira2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A relação entre o decímetro cúbico (dm3) e o litro (L) é a seguinte:1 l = 1 dm3. Para medirmos a capacidade, podemos utilizar o metro cúbico e o litro. Recorde que: O metro cúbico, no Sistema Internacional de Unidade (SI), é a unidade fundamental para o cálculo do volume/capacidade.

O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Para transformar m3 em dm3 (uma posição à direita) devemos multiplicar por 1.000. Dica: use o nosso conversor on-line para fazer a conversão entre diversas medidas.

Como transformar decímetros em decímetros cúbicos? Você precisa multiplicar a largura pelo comprimento pela altura em decímetros. O resultado é o volume em decímetros cúbicos.

1 m³ = 1.000 litros
Para isso, basta realizar uma fórmula simples: 1 metro cúbico é igual a 1.000 litros de água.

Isto acontece sempre que multiplicamos três valores em metros. A piscina do exemplo possui 24,84 metros cúbicos de água. Para saber o resultado em litros, é necessário multiplicar a quantidade de metros cúbicos por 1000.

Como estabelecido internacionalmente, cada metro cúbico equivale ao volume de um cubo que possui arestas de 1 metro. Esse volume, por sua vez, corresponde a 1000 litros (L) – ou seja, 1 m^3 equivale a 1000 L.

Área Total#
A fórmula da área de um quadrado é igual à medida de uma de suas arestas ao quadrado, ou seja, A = a². Como o cubo é formado por quadrados, então a fórmula da área total de um cubo é equivalente à área do quadrado multiplicado por 6.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Dado um cubo de 10 cm de aresta, determine quantas bolinhas de diâmetro igual a 1cm ele comporta. Resolução: De acordo com o que foi demonstrado, temos que o volume total do cubo corresponde a: V = 10cm * 10cm * 10cm = 1000 cm³.

Qual a fórmula para calcular densidade? É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro.

Um metro cúbico equivale também a 1000 litros ou a um milhão de centímetros cúbicos.

Conversão das unidades de medidas de volume
São elas: quilômetros cúbicos (km³), hectômetros cúbicos (hm³), decâmetros cúbicos (dam³), metros cúbicos (m³), decímetros cúbicos (dm³), centímetros cúbicos (cm³), milímetros cúbicos (mm³). Para executar a conversão dessas unidades, basta multiplicar ou dividir por 1000.

metro

Conforme o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade padrão do comprimento é o metro.