Como capturar um Saci pererê?

Perguntado por: irebelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Durante esse fenômeno, a lenda conta, é possível capturar o saci. Para isso, basta lançar um certo tipo de peneira no meio do redemoinho. Aquele que captura o saci deve retirar o gorro de sua cabeça para que ele perca seus poderes sobrenaturais. O último ato é aprisioná-lo em uma garrafa com uma cruz desenhada nela.

A representação clássica do saci frequentemente mostra-o fumando um cachimbo. A imagem clássica de saci coloca-o como um menino travesso.

Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.

O Saci cria um redemoinho quando passa rápido por um lugar, levantando folhas e sujeira. Quando isso acontece, a lenda do Saci conta que é possível capturá-lo lançando uma peneira no meio do redemoinho. Então, quem capturar o Saci deve retirar o seu gorro e colocá-lo dentro de uma garrafa.

3. Um dos hábitos do saci é pedir fogo aos viajantes para acender seu pito. Dizem que ele tem até uma das mãos furadas de tanto carregar as brasas do cachimbo.

"Uma das brincadeiras preferidas do Saci é, quanto todo mundo está distraído, ele entra na casa e coloca sal no café", explicou Elaine.

Vestindo um suspensório e pulando em uma perna só, o Saci adora brincar com os bichos da floresta. Seu inseparável gorro vermelho lhe dá poderes especiais, como transformar suas pernas em um redemoinho e conseguir correr mais rápido do que todo mundo. Ele adora fazer travessuras com os animais da floresta.

Pegue a tampa da garrafa e, com ajuda de um adulto, faça um furo no meio. Passe a outra ponta do barbante pelo buraco e dê um nó. Pronto! Aí está o Saci bem preso na garrafa.

Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

77 anos de idade

Conta a lenda que o saci vive até os 77 anos de idade e, então, transforma-se em um cogumelo venenoso, embora outras versões falam que ele se transforma em um cogumelo chamado orelha-de-pau.

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas.

Diz o lenda que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa.

E são eles: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.

Diz a lenda que, se você conseguir roubar seu gorro mágico, o saci é obrigado a atender qualquer pedido seu. O livro O Saci, de Monteiro Lobato, explica direitinho como capturar o danadinho.

A carapuça do Saci é mágica. Quem conseguir tirá-la terá o negrinho como escravo, pronto a entregar qualquer fortuna em troca do gorro. E para quem quiser aventurar-se na captura do Saci, a receita é a seguinte: espere que apareça um redemoinho e atire uma peneira de cruzeta sobre ele.

Segundo M rio Corso, autor de Monstru rio- Invent rio de Entidades Imagin rias e de Mitos Brasileiros, publicado pela Tomo Editorial, o personagem ficou sem a perna direita. “O lado esquerdo simboliza o plano contr rio ao nosso, o torto, o invertido, o errado”, explica Corso.

O Saci usa um capuz vermelho na cabeça onde se concentra todo o seu poder.

Protetor dos animais e das matas, o Curupira também é chamado de Caiçara, Caapora, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caipora, Anhangá...