O que é dobradura do Saci?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A dobradura é uma atividade de arte clássica que trabalha a coordenação motora fina, bem como reconhecimento das formas geométricas. Por aqui, para celebrar o dia do Folclore Brasileiro, propomos algumas possibilidades de dobradura do Saci Pererê.

Dobradura é a arte de construir objetos de papel. Uma de suas variantes é o origami. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel.

Acredita-se que o Saci nasceu do broto de bambu, permanecendo ali até os sete anos e, após esse período, vive mais setenta e sete praticando suas travessuras entre os humanos e os animais. Por fim, ao morrer, o Saci torna-se um cogumelo venenoso.

As dobraduras formam figuras geométricas, que podem representar animais, plantas ou objetos do cotidiano. Existem outras técnicas de dobraduras além dos origamis tradicionais. O kusudama, também chamado de "origami modular", é composto de formas que podem ser cortadas, coladas ou encaixadas umas às outras.

As dobraduras são formas de expressão artística interessantes para explorar a criatividade, a percepção tátil e a motricidade fina, por meio da construção de formas e figuras bidimensionais e tridimensionais.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

As crianças com idade entre quatro e seis anos desenvolvem dobraduras que exigem no máximo quatro ou cinco movimentos. Os primeiros devem ser o de dobrar um papel ao meio, abri-lo e depois novamente dobrar ao meio. Dobrar na diagonal também é importante.

Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.

Confira dicas especiais e saiba mais sobre esse assunto!

  • Como escolher o tipo de dobra? A escolha da dobra não deve ser aleatória. ...
  • Dobra simples. Esse é o tipo mais comumente utilizado. ...
  • Dobra sanfona. ...
  • Dobra janela. ...
  • Dobra enrolada. ...
  • Considere o vinco para papéis mais grossos.

O registro mais antigo sobre dobradura papel está num poema de Ihara Saikaku datado de 1680, quando a palavra “orisue” (forma arcaica) referente ao origami foi utilizada. A prática da dobradura era restrita às cerimônias religiosas e festivas.

Abra um pouco a dobra, traga a ponta para cima e pressione a base, fazendo o mesmo com a outra ponta; Afaste um pouco as pontas centrais e pressione a base; Escolha uma das pontas e faça uma pequena dobra, esse será o bico; Puxe as dobras do lado, inflando assim o seu origami fácil pássaro e pronto!

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo.

Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

Algumas versões do saci apresentam-no com a mão furada, sendo essa uma característica extraída do “pesadelo”. Já o ato de fumar está relacionado com a cultura indígena, mas também era uma influência da cultura africana.

História do origami
O papel foi originado na China, por volta de 105 d.C. Assim, a partir do século VII, os monges budistas chineses teriam levado o papel e as técnicas de dobradura para outros países do Oriente, entre eles, o Japão.

Essa arte de dobradura de papel surgiu na China. Coincidência ou não, o mesmo lugar em que surgiu o papel! Porém, foi no Japão que o origami ficou mais conhecido. No início o origami era feito apenas por pessoas ricas, já que o papel era muito caro.

As artes visuais são um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.

As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.