Como colocar as palavras chaves?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2003) recomenda que as palavras-chave que representam o conteúdo da escrita (científica), sejam escritas após a expressão “Palavras-chave:” (sem as aspas) e que estas sejam separadas entre si por ponto (.), inclusive finalizada, também, por ponto (ponto após ...

Palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que resumem do que se trata um artigo ou conteúdo. Em Marketing Digital, são importantes para guiar a otimização de um site ou de uma página. Assim, podem ajudar a atrair mais visitantes por meio do Google.

Ter em mente as palavras-chaves que serão utilizadas antes de criar o texto é essencial, além de priorizar uma delas na criação dos textos. O ideal é você não repetir as mesmas palavras-chaves e sim complementa-las, por exemplo: Marketing, Marketing digital, Especialistas em Marketing e etc.

Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave. As palavras-chave são usadas sobretudo em arquivística, biblioteconomia, catálogo, artigos e entre outras.

No entanto, para serem eficazes, as Palavras-Chave devem ser escolhidas cuidadosamente. Elas devem: Representar o conteúdo do seu artigo; Ser específicas do seu campo ou subcampo de pesquisa.

2. Quantas palavras-chave deve ter um resumo de TCC? De acordo com as regras da ABNT, o resumo deve conter no mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

Palavras-chave podem ser um termo simples ou uma expressão composta escolhida pelo(a) próprio(a) pesquisador(a) no momento da busca (e pelos autores no momento da submissão do artigo à revista) para definir os assuntos abordados no paper.

A palavra-chave foco – ou frase-chave – é o termo de pesquisa que você deseja que sua página classifique nos resultados de pesquisa orgânica. Então, quando as pessoas procuram por essa frase, elas devem encontrar você.

Por isso, o Google Ads recomenda até 20 palavras-chave por grupo de anúncios, número aceitável para a maioria dos anunciantes. No entanto, em vez de sermos taxativos ao escolher um número de palavras-chave por Grupo de Anúncios, vamos pensar em alguns princípios que nos ajudam na hora de tomar esta decisão.

Importante: qualquer termo usado em um mecanismo de pesquisa, seja uma única palavra ou uma frase longa, é considerado uma palavra-chave. Por exemplo: o termo “deserto” é uma palavra-chave. Mas o mesmo acontece com uma frase com várias palavras, como “que plantas crescem no deserto”.

Pode parecer contraditório, mas palavra-chave normalmente diz respeito a uma frase. Segundo o livro SEO 2019, existem cinco tipos: palavras-chave de cabeçalho, cauda longa, navegação, informação e transacionais.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Parênteses dentro de parênteses e listas
Embora raras, chaves são usadas em inglês para denotar um lista dentro de uma lista. Por exemplo, posso dizer: “Hoje preciso comprar sabão em pó, ração animal e laticínios {leite, queijo, iogurte}.” As palavras dentro das chaves constituem uma lista dentro de uma lista.

Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.

chaves substantivo, plural, feminino (singular: chave f)
Eu sei onde estão as chaves.

Dica: você também pode usar os atalhos de teclado Ctrl + f (Windows, Linux e ChromeOS) ou + f (Mac) para encontrar rapidamente uma palavra ou frase. É possível encontrar mais informações sobre uma palavra ou frase específica em uma página.

O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas.

O primeiro parágrafo de cada capítulo de seu TCC deve apresentar o tema central desse capítulo. Informações como: O que será abordado neste capítulo, A importância das informações ali contidas, além de outras informações que você considere importante que o seu leitor tome conhecimento antes de ler aquele capítulo.

9. O TCC deverá conter de 20 a 50 páginas (da introdução à conclusão), excluídas as páginas iniciais, as referências bibliográficas e os anexos.

A palavra CHAVE tem 5 letras (C, H, A, V, E), sendo que as letras "C" e "H" são pronunciadas juntas, tendo som da letra "x" ("XAVE").