Como comprovar dependência econômica do neto?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Documentos que comprovam dependência econômica dos pais

  1. Extrato bancário.
  2. Comprovante de pagamento de despesas médicas ou de despesas essenciais, como compras de supermercado.
  3. Energia.
  4. Água.
  5. Declaração de Imposto de Renda.

Documentos necessários: O declarante deve comparecer ao cartório portando os documentos pessoais (RG e CPF) originais e não replastificados, , certidão de casamento (se casado, separado, divorciado ou viúvo ou nascimento (se solteiro), além de cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) do beneficiário da declaração.

Para conjugues, filhos e menores, é necessário apresentar apenas a certidão de nascimento, casamento, ou documento que comprove a tutela, guarda ou adoção. No caso de outros, deve-se comprovar com um documento que certifique a relação alegada.

Documentos que comprovam dependência econômica de ex-cônjuge
Comprovantes de pagamento de contas básicas: água, luz, internet; Comprovantes de pagamento de cartão de crédito; Notas fiscais de alimentos, medicamentos; Recibos de pagamento de aluguel.

Dependência econômica, para a Lei Previdenciária, é a situação em que certa pessoa vive, relativamente a um segurado, por ele sendo, no todo ou em parte, efetiva ou presumidamente, mantida ou sustentada.

Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Os dependentes da primeira classe (cônjuge, companheiro (a) e filhos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos) não precisam comprovar que dependiam economicamente do segurado, vez que essa dependência é presumida.

São dependentes da classe 1 os seguintes parentescos: O(a) cônjuge; O(a) companheiro(a); O(a) filho(a) não emancipado(a), de qualquer condição, menor de 21 anos de idade ou inválido(a) ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave.

A escritura de dependência econômica serve para que a pessoa interessada declare que outra é sua dependente econômica, ou seja, não é independente financeiramente, para usufruir de convênio médico ou outro benefício, como previdência, convênio odontológico, sociedade em clubes, entre outros.

Uma situação bastante comum atualmente é a de crianças sendo criadas por seus avós. Entretanto, apesar de existir dependência econômica, de acordo com a legislação previdenciária os netos não são dependentes dos avós aposentados pelo INSS.

Podem ser considerados dependentes: I - o cônjuge; II - o companheiro ou a companheira, desde que haja vida em comum por mais de cinco anos, ou por período menor se da união resultou filho; III - a filha, o filho, a enteada ou o enteado, até 21 anos, ou de qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o ...

O artigo 16, § 4º da lei 8.213/91, estabelece que os dependentes de primeira classe, ou seja, o cônjuge, o companheiro (a) e os filhos menores ou inválidos, não precisam comprovar a dependência econômica com o segurado falecido, pois para estes dependentes de primeira classe a dependência é presumida, não sendo ...

De acordo com a Lei n° 8.213/1991, quais pessoas NÃO necessitam com provar a dependência econômica para com o segurado para efeito de obtenção de benefícios? O irmão menor de 21 anos ou inválido. Todos os requerentes devem comprovar a dependência econômica. O cônjuge, a companheira ou o companheiro.

A dependência econômica é comprovada, em geral, por meio de apresentação de um formulário preenchido e assinado pelo interessado. O formulário é fornecido pelo INSS. Além disso, é necessário apresentar documentos que apoiem essa declaração.

Resposta verificada por especialistas. No caso podemos citar a dependência financeira, econômica e tecnológica.

A dependência econômica não se confunde com o auxílio financeiro, tendo em vista que no caso de dependência econômica a cessação do pagamento implica privação das necessidades básicas e, a supressão de auxílio econômico importa, apenas, a redução do padrão de vida dos assistidos.

Quando uma economia periférica centra sua produção em produtos primários está fadada a sofrer com a queda da demanda pela qual esses bens passam, ou seja, o preço desses produtos tenderia a cair em relação aos produtos industrializados.

1ª Classe: Cônjuge; companheira; companheiro; filho não emancipado menor de 21 anos ou inválido; 2ª Classe: Pais; 3ª Classe: Irmão não emancipado menor de 21 anos ou inválido.

Conforme as regras da previdência social, o tempo de resposta da solicitação pela certidão de inexistência de dependentes habilitados à pensão por morte dura em média 15 dias úteis após o envio.