Como contabilizar a saída de um sócio?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

Questionamento: Pergunta: Como contabilizar o montante pago a sócio que se retira da sociedade? Portanto, a norma determina que o montante pago deve ser deduzido do Patrimônio Líquido mesmo que esse valor seja diferente do valor nominal de suas cotas.

O Direito de Retirada, quando exercido, deflagra procedimento pelo qual a sociedade deve apurar e pagar ao sócio que se retira o valor das suas quotas, mediante avaliação das referidas participações societárias. Tecnicamente é o que se chama Apuração dos Haveres.

A apuração de haveres deve ser elaborada por um Perito contábil, onde será realizado um levantamento patrimonial, no qual irá apurar dados contábeis existentes e ajustará as contas de acordo com a realidade patrimonial da sociedade.

Em todos os casos, o sócio retirante da sociedade terá direito ao recebimento de sua respectiva participação societária em moeda corrente nacional. Isso se dá através de um procedimento contábil chamado apuração de haveres, no qual será apurado o valor da quota no momento da retirada do sócio.

Além dos casos previstos na lei ou no contrato, qualquer sócio pode retirar-se da sociedade; se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias; se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa. Parágrafo único.

– Levantar o Balanço Patrimonial da sociedade a ser dissolvida, apurando-se, assim, a situação patrimonial na data da dissolução. – Encerrar os livros da sociedade em dissolução, baixando-se todos os valores ativos e passivos, transferindo-os para a mesma sociedade em liquidação. Assim estará dissolvida a sociedade.

Na extinção de uma empresa quando da devolução do capital ao sócio, como deverá ser informado na Declaração de Imposto de Renda? Resp. - O valor deverá ser informado na aba “Outros, Item 26” da ficha “Rendimentos Isentos e não tributáveis'.

A maneira mais prática de contabilizar o encerramento da empresa (segundo decisão dos sócios exposta no Distrato Social), ainda é através do uso de Contas Correntes. Isto porque você teria em uma única conta a “demonstração” dos valores que originaram o saldo final.

Exemplo: Apuração de haveres de sócio retirante, que tem 20% de quotas no capital social. Apuração de haveres do sócio retirante: R$ 700.000,00 x 20% = R$ 140.000,00.

De forma geral, o sócio excluído deve ter suas quotas liquidadas. Ou seja, transformadas em dinheiro. Assim, a sociedade pagará ao sócio excluído o que lhe é de direito. Exceto no caso da falência, onde a liquidação das quotas vai para os credores.

Como sair da sociedade de uma empresa endividada sem dívidas?

  1. Confira o que foi estabelecido no contrato social.
  2. Se não tem um contrato social, faça um.
  3. Busque ajuda de um advogado.
  4. Negocie sua saída.
  5. Planeje as finanças.

Neste caso, afirmou, os haveres dos sócios retirantes devem ser pagos, em princípio, pela sociedade, e não pelo sócio remanescente, uma vez que dizem respeito ao direito pecuniário das respectivas quotas.

Em termos gerais, trata-se de um procedimento contábil e jurídico que serve para avaliar a renda financeira que um sócio tem o direito de retirar da companhia assim que retira a sua participação.

Para tal, você multiplica o valor do Patrimonio Líquido da empresa que está sendo adquirida pelo percentual da compra. Então você encontra esse valor e compara com o valor que está sendo pago pela compra.