Como contabilizar o CFOP 1128?

Perguntado por: aferreira8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Deve contabilizar as aquisições em conta de "Estoque" e posteriormente, quando consumida na prestação dos serviços, levar a débito de contas de resultado (Custos dos Serviços Prestados). Sim, deve fazer levantamento do estoque existente no final do ano e escriturar o livro de inventário.

Deverá registrar em contas transitórias passivas e ativas. Igual você faz com mercadorias por conta e ordem.

Deve-se utilizar (ou criar) no grupo de Contas de Compensação (Ativa e Passiva), descrevendo essas contas (Remessa e Retorno) em específico. Quando a mercadoria retornar, basta inverter a contabilização inicial para zerá-la.

De acordo com o Anexo V do RICMS/SP, o CFOP 1.126 2.126 3.126 deve ser utilizado para as entrada de mercadorias/bens para utilização na prestação de serviço sujeita ao ICMS; e o CFOP 1.128 2.128 3.128 deve ser utilizado nas entradas de mercadorias/bens para utilização na prestação de serviço sujeita ao ISSQN.

O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo de operação (por exemplo, se iniciar com 1 é uma operação dentro do Estado e se inicia com 2, fora do Estado), e os demais, à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.

A industrialização por encomenda caracteriza-se como uma operação em que, determinado estabelecimento remete insumos (matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem) a um estabelecimento industrial, para que este submeta estes insumos a um processo industrial e retorne esses produtos industrializados ao ...

As mercadorias, produtos ou bens da empresa enviados em transferência com posterior retorno poderão ser contabilizados no "Ativo Circulante", e as mercadorias, produtos ou bens de terceiros recebidos em transferência para futura devolução, no "Passivo Circulante".

Caracteriza-se remessa para industrialização, quando um estabelecimento, considerado “autor da encomenda”, promove a saída de insumos, real ou simbolicamente, para um estabelecimento industrial, a fim de que este último, execute o processo de industrialização de seu produto.

CFOP 1122 - Compra para industrialização em que a mercadoria foi remetida pelo fornecedor ao industrializador sem transitar pelo estabelecimento adquirente.

No caso do 1117, classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, quando da entrada real da mercadoria, cuja aquisição tenha sido classificada no código 1.922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro.

Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem utilizadas em processo de industrialização, remetidas pelo fornecedor para o industrializador sem que a mercadoria tenha transitado pelo estabelecimento do adquirente.

Natureza da operaçãoEntrada de bem recebido para conserto
CFOP1915 / 2915 – Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo
CST41 – Não tributada
CST PIS/COFINS99 – Outras Operações
CST IPI03 – Entrada não-tributada

Classificam-se neste código as entradas por devolução de mercadorias remetidas anteriormente a título de consignação mercantil ou industrial.

CFOP 5.117

Faturamento antecipado: Quando existe o recebimento dos valores acordados, mas não existe a disponibilidade do produto, fato que não caracteriza a operação de venda, logo a tributação dos imposto federais e do ICMS acontecerá na segunda operação com CFOP 5.117.

Quando comprar mercadorias, para uso e consumo, COM substituição tributária deverá classificar a escrituração utilizando o CFOP 1407/2407 (Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária), utilizando o CST 060".

CFOP na saída: 5.910 ou 6.910, conforme o caso; CFOP na entrada: 1.910 ou 2.910, conforme o caso. Tratamento fiscal: tais operações recebem o regular destaque do ICMS.

Quando a industrialização efetuada se referir a bens do ativo imobilizado ou de mercadorias para uso ou consumo do estabelecimento encomendante, a entrada deverá ser classificada nos códigos 1.551 - Compra de bem para o ativo imobilizado ou 1.556 - Compra de material para uso ou consumo.

Acesse o módulo Cadastro > Códigos Fiscais: Confira as informações apresentadas na coluna "Grupo" da tabela de CFOPs, essa coluna, determina qual grupo o CFOP está cadastrado e determina se o mesmo será tributado ou não.

1. Diretamente na nota

  1. Clique no produto (item) dentro da nota.
  2. Altere o número do campo CFOP. Verifique com o seu contador qual CFOP utilizar.