Como corrigir terra fraca?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Por fim, uma das formas mais fáceis de recuperar o solo é plantar espécies leguminosas (como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, amendoim e vagem). Esse grupo tem uma característica muito benéfica ao solo: a capacidade de capturar e fixar nitrogênio, um nutriente essencial para o crescimento das plantas.

Devido a isso, é indicado a aplicação de resíduos vegetais e adubos orgânicos (bagaço de cana, bagaço de coco e estercos de animais) com fosfato e potássio.

Se o solo for pobre em nutrientes, então será necessário a utilização de fertilizantes para o seu fortalecimento. Assim, será possível ter uma produção mais efetiva e saudável. Quando o solo está bem manejado, geralmente máquinas pesadas não circulam pela lavoura se estiver úmido, pois fica tende a ficar mais denso.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos. Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”.

Se a sua pegada é fraca, você dificilmente vai conseguir levantar cargas elevadas no terra – isso para não dizer que será impossível. Uma das formas mais eficientes que fortalecer e desenvolver a pegada é fazendo o Farmer's Walk – que, em bom português, é segurar um peso considerável em cada mão e sair andando.

Casca de banana e ovo, borra de café e outros alimentos que você tem em casa podem ser muito úteis na hora de cuidar do jardim. A razão das suas plantas não crescerem, florescerem ou se manterem firmes e fortes pode estar na falta de nutrientes no solo.

Para uma horta caseira, é recomendado em média o uso de 1 kg de húmus por metro quadrado, que deve ser misturado na terra na hora de fazer o canteiro. Maurício também sugere acrescentar, esporadicamente, mais um pouco de húmus por cima da terra dessa horta ou até mesmo de um vaso de planta.

É como se ocorresse uma lavagem dos nutrientes do solo. Isso acontece devido aos desmatamentos, às chuvas intensas ou a soma dos dois, ou por erro de aplicação de alguns nutrientes, em dosagens erradas ou até mesmo por erro do momento da aplicação. Práticas agrícolas impróprias são as razões para que o solo “canse”.

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

Características do solo fértil
Quando há uma diminuição desses nutrientes nas áreas, o que acaba predominando no solo são os íons alumínio (Al+3) e o hidrogênio (H+), ambos interferindo diretamente na redução de pH e consequente redução de disponibilidade de outros nutrientes.

Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho).

Coloque o adubo afastado das raízes e do caule. Em plantas de vasos, o ideal é aplicar o NPK nas laterais e depois regar. Em uma árvore, o NPK pode ser depositado em pequenos buracos cavados próximos às raízes.

Se você for plantar plantas ornamentais ou frutíferas, misture meio a meio: pedrisco ou areia grossa com terra vegetal e húmus ou compostagem. Então, fica a dica: para preparar uma mistura de solo, é legal conhecer qual planta você vai cultivar naquele solo e saber as necessidades daquela planta.

O plantio direto é uma importante forma de cuidar do solo
Todos esses nutrientes estão disponíveis em adubos que podem ser químicos ou orgânicos. Outros nutrientes, principalmente os micronutrientes, precisam ser disponibilizados para as plantas pelas folhas, o que tecnicamente chama-se adubação foliar.

Vamos listar aqui boas práticas de recuperação do solo degradado e os benefícios que elas podem trazer à lavoura.

  1. Rotação de culturas. ...
  2. Recuperação de pastagens. ...
  3. Cordões de vegetação permanente. ...
  4. Introdução de leguminosas. ...
  5. Manejo Integrado de Pragas (MIP) ...
  6. Reflorestamento e florestamento. ...
  7. Descarte correto de embalagens.