Como é a dor de intolerância à lactose?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Os sintomas de intolerância à lactose variam conforme o grau da doença. Para algumas pessoas, ela surge como um pequeno desconforto. Para outras, náuseas e dores abdominais e são sintomas recorrentes. Existem casos em que a pessoa precisa parar de tomar leite e consumir produtos derivados dele.

Embora não seja uma condição que cause complicações em adultos saudáveis, a intolerância à lactose pode gerar muitos desconfortos. Conviver com gases, dores abdominais e de cabeça, cansaço e diarreia frequentemente é algo que prejudica a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

Não há um período de crise específica, ou seja, não podemos afirmar que qual será a duração da crise. Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose. O consenso é que pode durar o tempo que a lactose fica presente no nosso organismo.

Em primeiro lugar evite leite e derivados e/ou faça uso dos alimentos sem lactose ou associar a enzima (lactase). Se a dor for leve/modera e esporádica, poderá fazer uso de analgésico comum e/ou anti-espasmódico. Caso a dor perista, procure um Gastro clínico pra melhor avaliação do quadro.

Os três tipos de intolerância a lactose

  • Intolerância primária à lactose. Pessoas que desenvolvem intolerância à lactose primária começam a vida produzindo lactase suficiente. ...
  • Intolerância secundária à lactose. ...
  • Intolerância congênita ou de desenvolvimento à lactose. ...
  • Fatores de risco.

As fezes também ficam mais aquosas e ácidas parecendo uma diarreia. Se depois que você toma leite, suas fezes ficam moles, você tem gases e dor de barriga provavelmente tem intolerância à lactose. Um bom teste para saber isto, é eliminar por uns dias leite e derivados e avaliar se todo este desconforto melhora.

Existem diferenças entre a Síndrome do Intestino Irritado (SII) e a Intolerância a Lactose. É uma confusão muito comum entre os pacientes, por os sintomas serem semelhantes. Se a pessoa tem intolerância à lactose, vai reagir a um alimento específico, como algum do grupo dos laticínios.

As fezes amarelas podem ser acompanhadas de sintomas como febre ou dor de barriga e poderão ter uma consistência mais líquida (diarreia).

Já a intolerância à lactose causa um quadro de inchaço e dor abdominal, diarreia e flatulência”, explica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 80% da população mundial já teve ou terá dores nas costas.

Alguns exemplos de remédios para a intolerância à lactose são:

  1. Lacday. O Lacday é um remédio na forma de comprimidos mastigáveis que contém na sua composição 10000 unidades FCC de lactase, ou gotas, contendo lactase na concentração de 5000 unidades FCC/mL da solução. ...
  2. Perlatte. ...
  3. Lactosil. ...
  4. Sensilatte. ...
  5. Laclev. ...
  6. Precol.

O pão francês leva leite e manteiga. Poderá consumir o pão francês, mas antes seria aconselhável utilizar a lactase ( enzima que ajuda na digestão dos alimentos lácteos).

Se beber água já é fundamental normalmente, em momentos em que nosso organismo está debilitado ela é mais imprescindível ainda. Beber bastante água vai auxiliar no processo de desintoxicação e ajudar a limpar o organismo. Essa é uma dica que não vale só para aliviar os sintomas da intolerância a lactose.

Quais os riscos de não cuidar da intolerância à lactose? Além do desconforto, o paciente pode começar a evitar ingerir alimentos derivados de leite. A falta de cálcio, presente em maior quantidade em alimentos lácteos, acarreta doenças que podem ser irreversíveis, como a osteoporose.

Biomassa de banana verde
À primeira vista, pode até parecer estranho, mas a banana verde é uma boa aliada na substituição de ingredientes lácteos mais consistentes, como o creme de leite.

Teste de intolerância à lactose, que é oferecido pelo SUS de forma gratuita e é feito pela coleta de amostras de sangue após o paciente ter ingerido uma dose de lactose em jejum. O resultado é positivo quando a taxa de açúcar no sangue permanece a mesma após a análise de glicose das amostras.

A intolerância à lactose primaria tem a ver exatamente com esse processo gradual de baixa na produção da enzima lactase pelo organismo. Nesse caso, a intolerância, ou seja, a incapacidade de digestão da lactose, é permanente, não há cura.

Se o seu caso for somente intolerância a lactose, não tem problema tomar o cafe, com moderação, pois seu consumo exagerado pode causar gastrite e refluxo.

Se você estiver com sintomas que sugiram uma intolerância alimentar, e deseja investigar melhor o seu quadro, você pode consultar um gastroenterologista. Essa é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata doenças do aparelho digestivo.

O açúcar comum (cristal), mascavo, demerara, mel ou similares não pode ser ingerido. O indicado é o uso de adoçantes que não contenham a própria frutose ou o sorbitol. E que não tenham também lactose na sua composição (muito comum em adoçantes do tipo forno e fogão).

Lactose é um carboidrato do leite e existem muitos queijos que são apenas gordura e proteína e portanto, seguro aos intolerantes à lactose! Apesar do queijo ser feito de leite (que naturalmente tem lactose), no processo de fabricação de alguns deles, a lactose se transforma em outro compostos.