Como é a folha santa?

Perguntado por: aoliveira9 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

É uma planta herbácea ou sublenhosa, pouco ramificada, que atinge de 1,0 a 1,5 metros de altura. Esta espécie faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus), que tem a finalidade de orientar pesquisas e estudos na área de plantas medicinais.

Colocar as folhas picadas do saião na água fervente e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 2 xícaras por dia.

4 benefícios da erva-de-santa-maria, planta também conhecida como epazote

  1. Funciona como vermífugo, antisséptico natural. ...
  2. Ajuda a tratar problemas digestivos. ...
  3. Ajuda a tratar gripes, resfriados, sinusites e outros problemas respiratórios. ...
  4. Planta ajuda a tratar picadas de insetos e feridas.

Características botânicas: Arbusto perene medindo de 2 a 2,5 m de altura. Folhas lisas, ovaladas, opostas, aromáticas; as folhas menores reúnem-se em fascículos axilares. Inflorescência racemosa formada por numerosas flores brancas. Fruto tipo aquênio.

Reações adversas e efeitos colaterais do Espinheira Santa EC
Sensação de boca seca, náusea e dor de estômago, que cedem com a descontinuidade do uso do medicamento.

Como Tomar
Para auxiliar no emagrecimento, tome 1 xícara de chá de espinheira santa 1 hora antes de cada refeição. Caso opte pelas cápsulas, a dica é tomar 1 comprimido antes do almoço e outro antes do jantar.

O sumo extraído da folha pode ser misturado com mel e consumido como remédio para problemas pulmonares e para dor de cabeça. O suco é usado para tratar resfriado, tosse, hipertensão.

Babosa, calêndula, aroeira e folha de goiaba são algumas das plantas com efeitos estudados por pesquisas científicas para a cicatrização de feridas agudas e crônicas.

4. Melhorar o funcionamento intestinal. A espinheira-santa pode ajudar a melhorar o funcionamento intestinal por ter uma leve ação laxativa. Dessa forma, beber o chá desta planta pode ajudar a tratar casos de prisão de ventre leve a moderada.

Chá de Espinheira Santa – é recomendado o consumo após as refeições, ou de acordo com a orientação de um profissional habilitado. O preparo é simples: adicione 3 colheres de sopa da erva em 500ml de água fervente, desligue o fogo, abafe, coe e consuma.

O mastruz é uma planta medicinal, também conhecida por erva de santa maria ou chá mexicano, que é muito utilizada na medicina tradicional para tratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico.

O chá de mastruz é mais utilizado no tratamento de problemas estomacais. Além das folhas, as flores e as sementes também podem ser usadas em infusões, misturadas com leite, tintura, xarope, extrato ou essência, segundo Stavro. Seu modo de uso pode ser interno ou através de compressas.

A Erva de Santa Maria é uma planta, cientificamente conhecida como Chenopodium ambrosioides, que geralmente pode ser encontrada em mercados populares e feirinhas com o nome de mastruz.

Como preparar o chá de folha-da-fortuna

  1. O chá é preparado com as folhas frescas e picadas (3 colheres de sopa)
  2. 250 ml de água fervente.
  3. Deixe repousar e espere a bebida ficar morna.
  4. Até duas xícaras podem ser bebidas por dia.

A Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) regula as funções gastrointestinais, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular, além de reduzir a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago. Combate também a H. Pylori e auxilia nas funções hepáticas.

Erva-milagreira
Existe uma outra planta que muitas pessoas utilizam em gotas para limpar os olhos e também tratar as conjuntivites, que é uma espécie de cato, uma suculenta de aroma agradável e pequenas folhas cilíndricas, acinzentadas, com o nome de erva-milagreira ou bálsamo ( Senecio mandraliscae).

A planta Folha Santa, Santa Quitéria ou Folha da Fortuna serve para curar úlcera e gastrite. O ideal é tomar o suco da folha dessa erva em jejum.

O boldo é uma planta rica em propriedades medicinais, muito utilizada como recurso caseiro principalmente para estimular as funções do fígado, melhorar a digestão e aliviar sintomas de ressaca. Apesar de promover diversos benefícios, é necessário ter cautela em relação ao seu uso abusivo.

A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pontua também que o chá de hortelã ajuda a combater o inchaço e a flatulência. Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago.