Como é chamado o lugar onde o rio deságua?

Perguntado por: imaldonado4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.

As terras banhadas pelas águas do rio são chamadas de margens. Essas áreas são fundamentais para a saúde dos ecossistemas fluviais, oferecendo habitat para diversas espécies de plantas e animais.

Foz é a parte de um rio ou um corpo d'água que corresponde à sua desembocadura. Foz, também conhecida como desembocadura, é o local onde um curso d'água (como um rio) deságua em uma significativa acumulação de água como um lago, outro rio, mar ou o oceano.

Pororoca é a palavra de origem indígena e corresponde ao fenômeno natural do encontro dos rios com grande volume de água com o mar.

O espaço entre a água e a terra à beira-mar é chamado de zona costeira. A zona costeira é uma faixa de terra que se estende desde a linha de maré alta até a área terrestre próxima, que inclui uma variedade de habitats, como praias, costões rochosos, dunas, manguezais e estuários.

Uma nascente pode surgir a partir de chuvas, lagos, derretimento de geleiras ou através de aquíferos (formação geológica subterrânea capaz de armazenar água). Essa água é absorvida pelo solo e pode ficar bem perto ou a centenas de quilômetros de distância, no lençol subterrâneo.

Margens são as terras que servem de limite ao rio, nos seus dois lados. Define-se margem esquerda ou direita, ficando-se de costas para a nascente. IV. Foz é o lugar onde o rio se torna mais volumoso, normalmente na metade de seu curso.

Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d'água, que se reúnem para formar um novo rio; Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d'água; Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.

Corpo de água que flui para um rio maior ou para um lago ou reservatório.

As bacias hidrográficas são constituídas por uma ramificação imensa de linhas de água que se vão juntando em confluências sucessivas até darem origem ao rio principal que, por norma, desagua no mar, porque também os há que desaguam em lagos ou em zonas alagadiças.

O leito de um rio é o espaço de terreno que pode ser coberto pelas águas. Engloba os mochões - ilhas cultiváveis formadas nos rios -, as lodeiras - locais de acumulação de lodo - e os areais - zonas de acumulação de areia.

Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d'água para formar um novo rio. Montante: é o sentido contrário ao que corre o fluxo do rio, em direção à nascente; Jusante: é o sentido da correnteza em um curso d'água, da nascente para a foz; Rio de planalto: rio que corre em terras altas.

Rio Citarum

Vamos ver alguns dos rios mais poluídos do mundo? Rio Citarum na Indonésia: possui 225 Km de extensão e segue seu curso até o Mar de Java e é considerado o rio mais poluído do mundo.

Rio São Francisco

O Rio São Francisco é considerado um dos maiores e mais importantes rios do Brasil por causa da sua relevância econômica, cultural e social, especialmente para as regiões Nordeste e Sudeste. O rio perpassa seis estados do país e possui diversos afluentes, abastecendo diversas áreas que convivem com a seca extrema.

Devido ás elevadas altitudes na porção ocidental da América do Sul, os rios brasileiros vão todos desaguar no Oceano Atlântico. Mesmo os que correm para oeste fazem a curva ou desaguam em outro rio que irá em direção ao oceano.

Pororoca, palavra tupi para designar estrondo, é o fenômeno de encontro entre águas de rios muito volumosos com águas de mar.