Como é escolhido o profeta?

Perguntado por: emoreira3 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Um profeta verdadeiro é sempre escolhido por Deus e chamado por meio da autoridade correta do sacerdócio (ver Regras de Fé 1:5). Os santos dos últimos dias apoiam a Primeira Presidência e os Doze Apóstolos como profetas.

Deus escolheu e ordenou todos os profetas antes de nascerem na mortalidade, e todos os Presidentes da Igreja foram escolhidos para essa posição antes de terem nascido. (Ver também Abraão 3:22–23 e D&C 138:53–56.)

Os profetas são professores inspirados e são sempre testemunhas especiais de Jesus Cristo (ver D&C 107:23). Os profetas falam não só ao povo de seu tempo, mas também às pessoas de todas as épocas. Sua voz ecoa através dos séculos como um testemunho da vontade de Deus para Seus filhos.

Quem acolhe um profeta como alguém que fala da parte de Deus recebe a mesma recompensa que um profeta. E quem acolhe um justo por causa de sua justiça recebe uma recompensa igual à dele.

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

As revelações acontecem quando Deus Se comunica com Seus filhos. Esse tipo de orientação vem por vários meios, de acordo com as necessidades e a situação das pessoas, das famílias e da Igreja como um todo. Quando o Senhor revela Sua vontade à Igreja, Ele fala por intermédio de Seu profeta.

Evangelho (Lc 4, 24-30)
“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”.

Os mórmons podem viver com quantas mulheres quiserem, mas não casarem-se formalmente.

Segundo oficiais da instituição, tamanho do fundo é um segredo bem guardado porque depende de doações dos 16 milhões de membros da igreja no mundo. Por mais de meio século, a Igreja Mórmon silenciosamente construiu um dos maiores fundos de investimento do mundo. Quase ninguém fora da igreja sabia disso.

Período de serviço voluntário, que geralmente dura de seis a 24 meses, no qual os membros da Igreja devotam sua vida em meio-período ou em tempo integral para fazer proselitismo, prestar serviço humanitário ou outro serviço.

Como mensageiro de Deus, o profeta recebe mandamentos, profecias e revelações do Senhor. Cabe a ele a responsabilidade de dar a conhecer aos homens a vontade e a verdadeira natureza de Deus, além de demonstrar o significado de Seus procedimentos para com eles. O profeta denuncia o pecado e prediz as suas consequências.

Os profetas e apóstolos vivos recebem revelação para guiar a Igreja e seus conselhos refletem a vontade do Senhor, que nos conhece perfeitamente e compreende nossas dificuldades. Seus ensinamentos podem ajudar-nos com as dificuldades que enfrentamos hoje.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.

Testamento. Ele veio fazer a ligação do Antigo ao. Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus.

O nome Samuel significa “Do Senhor o pedi”. Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel e sua história está contada na bíblia. Ele era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC.

Dentre os 48 profetas e sete profetisas consagrados pelos judeus, Elias é a figura tipicamente folclórica do pregador, reformista e milagreiro errante.

Se considerarmos Samuel como um profeta, o seu sucessor seria Natã, pois é ele que aparece como profeta durante o reinado de Davi. Foi ele que comunicou ao rei a promessa de Deus de fazer do seu reino um reino eterno (2Samuel 7,1-17).

Este versículo em outras versões da Bíblia
42 E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.