Como o pajé e escolhido?

Perguntado por: aguedes3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os povos indígenas acreditam que os pajés têm ligações diretas com os deuses, sendo representantes escolhidos pelos deuses para passar a profecia ao povo.

O cacique exerce o papel de gestor numa aldeia indígena e, em algumas tribos, ele é escolhido pelo voto. Contudo, essa foi a primeira vez que os votos foram dados por meio da urna eletrônica. A Justiça Eleitoral empresta as urnas para eleições de entidades públicas organizadas e instituições de ensino desde 1996.

Segundo os guarani, é através das diversas regiões celestes que as almas das crianças guarani chegam aos seus respectivos pais. Cada ponto possui nomes típicos representando a origem das crianças. Quem efetivamente dá o nome, batizando a criança, é o rezador da comunidade, sempre por intermédio de sonhos e visões.

Os povos indígenas acreditam que os pajés têm ligações diretas com os deuses, sendo representantes escolhidos pelos deuses para passar a profecia ao povo.

Funções e importância do pajé
- Ele é o responsável por passar adiante a cultura, história e tradições da tribo. - O pajé também possui a função de curandeiro dentro da tribo, pois conhece diversos rituais e também o poder de cura de ervas e plantas. - O pajé também tem a função de líder espiritual da tribo.

Além disso, o pajé utiliza uma vestimenta especial quando vai conduzir um rito. Essa roupa, assim como o cocar, é feita também a partir de elementos naturais, como a juta e a palha.

Na cultura indígena, pajé significa médico, e, para Sapaim, todos os ensinamentos que hoje coloca em prática foram dados por Mamaé. “Música, reza, rituais, aprendi tudo quando tinha 15 anos.

Cacique e pajé são dois termos ligados às tradições indígenas, mas com diferentes significados. Enquanto o cacique tem uma função mais ligada à organização e comando da tribo, o pajé é considerado um sacerdote. O pajé é o curandeiro e conhecedor de rituais ligados aos deuses indígenas.

Muita gente brinca que quem tem chefe é índio, imaginando até que as sociedades indígenas são sempre do mesmo modo, e não são. E nem a ideia de chefe está ligada estritamente a nações indígenas. Dá a impressão de que podemos até diminuir a capacidade de gestão de alguém. Por isso, o preconceito é arriscado.

Quanto ganha um Cacique em 2023
Hoje um Cacique ganha em média R$ 1.893,72 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

As indígenas recebem acompanhamento pré-natal através do SUS. Se houver alguma gravidez de risco, a mulher será encaminhada para que o parto seja feito “na cidade”. Mas, em geral, elas têm os filhos na aldeia, com as parteiras, também na posição de cócoras.

A única forma de reconhecimento dos povos indígenas, segundo a organização, é o autorreconhecimento, que é um processo individual e coletivo, pois a comunidade ou povo tem a autoridade de reconhecer os indígenas, independentemente do local onde vivem.

Para a aldeia, o pajé exerce a função de curandeiro e conselheiro. Acredita-se que os pajés tenham conexões sobrenaturais com os espíritos da natureza. Também é conhecido como Xamã. Ou seja, pajé e xamã significam, na prática, a mesma coisa.

A pajelança é uma manifestação religiosa voltada para o tratamento de doenças físicas e espirituais, que engloba elementos do catolicismo popular, tambor de mina e das culturas indígenas.

O que é um xamã:
Xamã (shaman em inglês) é um sacerdote tradicional do xamanismo que possui contato com o mundo dos espíritos, demonstrando particular capacidade de profecia ou cura. Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes.

Significado de Pajé
Curandeiro; aquele que pode curar ou benzer. [Por Extensão] Mandachuva; aquele que, pelo excesso de importância, pode liderar, ordenar ou comandar os demais. Etimologia (origem da palavra pajé). Do tupi pa'ye.

Cacique Raoni, como é conhecido, talvez seja o líder indígena mais famoso do país. Nascido em 1930, no Mato Grosso, ele pertence ao povo Kayapó. A marca registrada é o adorno em forma de disco que usa no lábio inferior. Aprendeu português com os irmãos Villas-Bôas, famosos indigenistas brasileiros.

Cacique é o líder da aldeia, escolhido porque liderou a criação de uma aldeia, por sucessão hereditária ou por escolha da comunidade.