Como é visto a depressão?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Já a depressão enquanto síndrome e doença, é definida por um transtorno psiquiátrico caracterizado por desregulação do humor em que o paciente apresenta alteração de humor transitório sem motivações ou desproporcionais às causas, além de alterações cognitivas, psicomotoras e vegetativas, além de estar associada, na ...

“As pessoas não acreditam que a depressão possa ser curada porque só ouvem falar de casos do transtorno, mas nunca de pacientes que superaram a doença. Não há um costume de falar sobre a solução, apenas do problema”, explica Garcia.

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Região fisiográfica localizada no Rio Grande do Sul, a Depressão Central, como o próprio nome diz, está na parte centro do estado, entre o Planalto Médio e a Serra do Sudeste.

Em uma redação sobre depressão, você pode usar como primeiro argumento que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas estivessem mais conscientes de um distúrbio mental, pois isso poderia levar a menos estigma e melhor tratamento para quem sofre com isso, dito isso, como referência e a fim de dar uma maior veracidade ...

A depressão pode, por sua vez, levar a mais estresse e disfunção e piorar a situação de vida da pessoa afetada e o transtorno em si. Há relação entre a depressão e a saúde física; doenças cardiovasculares, por exemplo, podem levar à depressão e vice e versa.

Impacto na sociedade: como a depressão influencia a economia
Devido ao aumento do número de casos, em conjunto com a sua relação com o trabalho, a depressão oferece um risco grande para a economia global. Por provocar sintomas severos, esse transtorno faz com que o trabalhador precise se afastar de suas funções.

Apesar de associada aos jovens, são os idosos que lideram o ranking dos mais afetados pela depressão. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade.

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

Esses fatores aparecem porque a ansiedade impossibilita que o cérebro se desconecte durante a noite. Assim, ao tentar dormir, a mente fica em estado de alerta, focada nos medos e estresse. Essa condição impede que o organismo inicie as fases do sono ou as atrapalha.

O desinteresse da pessoa deprimida é geral, como se nada valesse a pena. Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afectos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar.

A diminuição da velocidade de raciocínio está entre os sintomas da depressão. Isso porque pessoas deprimidas ficam com o pensamento mais lento e demoram mais para entender algo. Em muitos casos, elas se perdem em suas próprias falas e ideias. A sensação é de que existe uma neblina mental atrapalhando seus pensamentos.

A depressão é uma doença grave, que causa alterações emocionais importantes e que influenciam diretamente a forma como a pessoa percebe, sente e se relaciona com o mundo e com os outros. Indivíduos com esse problema tendem a ignorar os pontos positivos da vida, focando apenas nas suas nuances negativas.