Como o louco é visto pela sociedade?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O louco era visto como alguém excêntrico, ou possuído pelo demônio, devido ao seu comportamento que sempre se distanciava do que era considerado o padrão para um determinado grupo de pessoas.

Esta concepção do "louco" como um ser incapaz e perigoso à sociedade é algo que está enraizada na sociedade devido à história que foi sendo construída acerca da loucura, onde o portador de sofrimento psíquico deveria ser mantido institucionalizado, longe da sociedade, pois representava perigo, causava medo e era algo ...

A desrazão é entendida como tudo aquilo que uma sociedade enxerga como sendo seu "outro": a estranheza, a ameaça, a alteridade radical(1). Essa dimensão pode ser identificada em diversas épocas e, inclusive, pode ser percebida como essencial nas mais variadas formações histórico-sociais.

Alguns loucos eram protegidos pelas suas famílias, outros eram acorrentados, outros exorcizados, outros queimados (bruxos). No século XVIII começaram a aparecer espécies de asilos, que, também, abrigavam de forma sub- humana os loucos, nesses lugares os loucos continuavam vagando e falando incoerentemente.

Grécia Antiga: o “louco” era considerado uma pessoa com poderes diversos. A loucura era tida como uma manifestação dos deuses, reconhecida e valorizada socialmente.

A loucura pode ser entendida de diversas maneiras: como uma perda de consciência de si, de sua existência e lugar no mundo; como uma doença, um estado mental decorrente de uma alteração do cérebro; um desequilíbrio ou desvio com relação às normas sociais; dificuldades emocionais decorrentes de um contexto familiar ou ...

A loucura ou insanidade é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade ou a realização de coisas sem sentido. É resultado de algum transtorno mental.

Humor se altera com facilidade
No entanto, se você percebe uma falta de equilíbrio no humor, saiba que isso pode indicar algum problema. O humor desregulado seria aquele que se altera sem motivo aparente ou que muda com muita facilidade, por exemplo, reagir de forma exagerada, ficar triste ou frustrado com facilidade.

A grosso modo, a loucura passou a ser entendida como um problema social que demandava alguma forma de intervenção do Estado a partir do que chamamos de Revolução Industrial. Isso porque o modo de produção capitalista que ora se desenvolvia demandava uma força de trabalho que fosse, a um só tempo, dócil e produtiva.

Popularmente, é chamado de louco aquele indivíduo que, em sociedade, não apresenta um juízo normal ou um comportamento convencional. Essa atribuição costuma ganhar um caráter pejorativo, que muitas vezes serve para criticar a personalidade de outra pessoa.

Louco é aquele sujeito que perdeu a razão, que tem pensamentos e ações sem sentido, tem comportamentos distorcidos que fogem à regra: é a "alienação mental" de Philippe Pinel, o pai da psiquiatria moderna - cujo sobrenome virou sinônimo de loucura -, que atuou na França entre o final do século XVIII e o começo do ...

Termo inespecífico que define comportamento absurdo ou quase sem sentido, muitas vezes envolvendo situações perigosas, nas quais ocorre exposição da integridade do indivíduo ao escrutínio público e a lesões físicas.

A Loucura é um problema de ordem psiquiátrica que implica numa disfunção psíquica. A loucura vem de questões genéticas como a esquizofrenia como também através de uso de substâncias químicas que podem levar a desenvolver um transtorno mental.

O racionalismo moderno separou a loucura da razão. Neste sentido o século XVI marcou a ruptura com a idéia da loucura associada ao sobrenatural. “A experiência trágica e cósmica viu-se mascarada pelos privilégios exclusivos de uma consciência crítica.

Na antiguidade grega nem sempre o que intitulamos de loucura denotou, apenas, doença. Já nos fins da Idade Média ao século XVI o conceito de loucura começa a divergir com o que se pensava na Grécia Antiga. Inicia-se nesse período a ruptura entre razão e desrazão. A desrazão criaria, de certa forma, a própria razão.

Com o internamento do doente mental no século XIX, a loucura passou a ser distinguida como "desordem na maneira de agir, de querer, de sentir paixões, de tomar decisões, de ser livre" (2001, p. 121).

Resposta: Essa palavra só existe em Português e Espanhol (neste sendo LOCO). Não há grande certeza sobre sua origem; sugere-se o Árabe LAUQA, “tonto, bobo, tolo”.

Roberto Machado completa que, para Foucault, a loucura, “além de figura histórica, é também e fundamentalmente uma experiência originária, essencial, que a razão, ao invés de descobrir, encobriu, mascarou, dominou, embora não a tenha destruído totalmente, por ela ter-se mostrado perigosa.

Significado de Loucura
Ato ou comportamento próprio de louco; insensatez: rasgar dinheiro é uma ação de loucura. Ato de extravagância; imprudência: fazer uma loucura. Amor excessivo ou exagerado por: ele tem verdadeira loucura pelo filho. Etimologia (origem da palavra loucura).