Como ensinar sua filha a ser feminista?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Incentive-a a expor suas opiniões, a dizer o que ela realmente sente, a falar com sinceridade." “Mostre-lhe que não precisa de quer todo mundo goste dela. Diga-he que, se alguém não gosta dela, outro gostará.

Entre as pautas que compõem a agenda dos movimentos feminista e mulherista, incluindo a de grupos da juventude, estão o combate ao racismo, a descriminalização do aborto, a salvaguarda de direitos de mulheres do grupo LGBTQIA+, como lésbicas e transexuais, e do direito à educação.

Como feministas individuais, temos o compromisso e acreditamos na igualdade de género baseada em princípios feministas que são: A indivisibilidade, inalienabilidade e universalidade dos direitos humanos das mulheres.

Autoconhecimento, Autoconfiança e Autogestão – os três pilares que podem mudar a vida das mulheres.

Movimento feminista liberal

  • igualdade de gênero na esfera pública;
  • igualdade de acesso à educação;
  • igualdade salarial;
  • fim da segregação sexual no trabalho;
  • melhores condições no mercado de trabalho.

Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.

De forma teórica, o feminismo é dividido em três pilares: o liberal, o interseccional e o socialista.

Como saber se sou feminista?

  1. Igualdade entre homens e mulheres. ...
  2. Compreender que mulheres são seres humanos complexos. ...
  3. Reconhecer que mulheres são sujeitos de direitos. ...
  4. Admitir que mulheres sofrem discriminação baseada em gênero. ...
  5. Acreditar que mulheres são capazes. ...
  6. Apoiar a luta e se juntar à ela.

Se você acredita na igualdade de direitos entre homens e mulheres, você é feminista.

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.

Simone de Beauvoir
A francesa nasceu em 1908 e foi um dos maiores ícones do feminismo. Beauvoir estudou Filosofia na Universidade Sorbonne, em Paris, e aos 23 anos virou professora de Filosofia na Universidade de Marselha, onde produziu uma série de ensaios, livros e romances sobre o papel da mulher na sociedade.

Mary Wollstonecraft

Quem foi Mary Wollstonecraft e qual a sua importância para o movimento feminista? Mary Wollstonecraft é considerada a primeira pensadora feminista da história. Escritora, filósofa e pioneira pelo ativismo das mulheres, ela chegou a enfrentar pensadores consagrados de seu tempo.

Feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como meta direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana, por meio do empoderamento feminino e libertação de padrões opressores baseados em normas de gênero.

De maneira geral, o conceito de feminilidade se trata de uma série de comportamentos e qualidades que são esperados das meninas e mulheres até o final de suas vidas. Ou seja, são normas que apontam para o que é uma atitude aceita socialmente como feminina.

Tripé feminismo, movimento e transformação social para reforçar a construção de um movimento e uma política feminista a partir de uma visão de que a transformação da sociedade é necessária para a construção de novas relações sociais que superem a exploração, a dominação e a discriminação.

Mary Wollstonecraft

Mary Wollstonecraft (1759-1797), é geralmente considerada – por boas razões – a fundadora do feminismo. Seu pensamento marca a primeira elaboração sistemática de um entendimento das raízes da opressão sofrida pelas mulheres.

Embora o sujeito feminista historicamente seja a mulher, ou melhor, as mulheres em suas diversas e múltiplas identidades, o feminismo é para todos e todas, como diz Bell Hooks (2000), e interessa também aos homens, uma vez que eles também são sujeitos de gênero, ocupando essa posição, em geral, como opressores.