Como era a poesia religiosa de Gregório de Matos?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis.

A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.

Crítico feroz da igreja católica e dos costumes, Gregório de Matos teve a coragem de fazer poemas quase eróticos e de questionar o catolicismo na época em que a Inquisição mandava homens e mulheres para a fogueira. Apesar de escritos há mais de três séculos, seus poemas e crônicas de costumes continuam atuais.

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS
A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis.

Gregório escreveu poemas líricos, sacros, todavia, ficou famoso com seus poemas satíricos. Neles, o autor criticava, sem medo, a corrupção política dos governadores da Bahia e a corrupção moral do clero.

A poesia satírica de Gregório de Matos é a mais conhecida de sua produção.

Apelido "Boca do Inferno"
Em 1681, Gregório de Matos estava de volta a Salvador como procurador da cidade, junto à Corte portuguesa. Levava uma vida boêmia e escrevia versos e sátiras gozando de todos, sem poupar as autoridades civis e eclesiásticas da Bahia, recebendo o apelido de “Boca do inferno”.

Nesse sentido, a sátira nada mais é que uma poesia usada para ridicularizar costumes, figuras públicas, instituições, etc. Vale notar que nem sempre ela é literária, sendo também usada no cinema, na música e na televisão.

Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de Matos: caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

c) Qual a principal contradição do poema? A de que quanto mais o poeta comete pecados, mais o Senhor deve perdoá-lo para que Ele não perca a sua ovelha (o poeta).

Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório de Matos e por qual motivo o poeta foi apelidado de “Boca do Inferno”? A temática religiosa, a satírica e a amorosa. Gregório de Matos fazia poemas criticando e satirizando pessoas influentes da Bahia.

Tem como principal expoente Gregório de Matos que ficou conhecido como “Boca do Inferno”. Isso porque ele escreveu muitas poesias satíricas, onde ironizava diversos aspectos da sociedade. Além das satíricas, Gregório produziu poesias líricas, religiosas e eróticas.

Poesia lírico-amorosa de Gregório de Matos
Anjo no nome, Angélica na cara, Isso é ser flor, e Anjo juntamente, Ser Angélica flor, e Anjo florente, Em quem, senão em vós se uniformara?

Exemplos de gênero lírico
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. O nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

Poemas de Gregório de Matos

  • Contemplando nas cousas do mundo. Neste mundo é mais rico, o que mais rapa: ...
  • A Bahia. Tristes sucessos, casos lastimosos, ...
  • O poeta descreve o que era naquele tempo a cidade da Bahia. ...
  • Aos caramurus da Bahia. ...
  • Buscando a Cristo. ...
  • A uma dama. ...
  • Efeitos contrários do amor. ...
  • A Jesus Cristo, Nosso Senhor.

O poeta pertence ao movimento barroco e ficou conhecido pela poesia satírica. Sua poesia passa por diferentes fases, em uma delas o autor dá muita importância aos temas religiosos e de salvação espiritual. Em sua fase satírica, faz críticas à Igreja Católica e ao governador da Bahia.

O POEMA. " A Jesus Cristo Nosso Senhor" de Gregório de Matos tem por tema o tormento do pecado e a esperança da salvação. Este poema foi escrito quando Gregório estava "à beira da morte" é uma confição de seus pecados e a certeza que Jesus irá perdoá-lo.

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,/ Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,/ Perder na vossa ovelha a vossa glória. Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade,/ É verdade, Senhor, que hei delinquido,/ Delinquido vos tenho, e ofendido,/ Ofendido vos tem minha maldade.

  • Poemas
  • Poemas Escolhidos
  • Poemas Satíricos
  • Triste Bahia: Seleção de poemas de Gregório de Matos
  • Antologia poética
  • Gregório de Matos

Temática é um adjetivo que se refere ao assunto que se quer provar ou desenvolver em uma obra literária. Temática significa o mesmo que assunto, tema, tópico, objeto, teor, etc.