Quais os três tipos de poesia de Gregório de Matos?

Perguntado por: tsalgueiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

O poeta produziu poesia lírico-filosófica, sacra e satírica. Além desses três tipos, há a poesia erótica ou pornográfica. Suas sátiras atacavam o governo, a nobreza e o clero.

A obra de Gregório de Matos reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos. Inseridas no movimento do barroco, reúnem pitorescos jogos de palavras, variedade de rimas, além de uma linguagem popular e termos da língua tupi e outras línguas africanas.

Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório de Matos e por qual motivo o poeta foi apelidado de “Boca do Inferno”? A temática religiosa, a satírica e a amorosa. Gregório de Matos fazia poemas criticando e satirizando pessoas influentes da Bahia.

Exemplos de gênero lírico
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. O nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

Nesse sentido, a sátira nada mais é que uma poesia usada para ridicularizar costumes, figuras públicas, instituições, etc. Vale notar que nem sempre ela é literária, sendo também usada no cinema, na música e na televisão.

Poesia encomiástica
Apesar do nome difícil, esse tipo de texto nada mais é do que um louvor a alguém. Uma forma de exaltar uma pessoa, elogiando-a. Segue um exemplo: Douto, prudente, nobre, humano, afável.

  • Poemas
  • Poemas Escolhidos
  • Poemas Satíricos
  • Triste Bahia: Seleção de poemas de Gregório de Matos
  • Antologia poética
  • Gregório de Matos

Gregório escreveu poemas líricos, sacros, todavia, ficou famoso com seus poemas satíricos. Neles, o autor criticava, sem medo, a corrupção política dos governadores da Bahia e a corrupção moral do clero.

Poemas de Gregório de Matos

  • Contemplando nas cousas do mundo. Neste mundo é mais rico, o que mais rapa: ...
  • A Bahia. Tristes sucessos, casos lastimosos, ...
  • O poeta descreve o que era naquele tempo a cidade da Bahia. ...
  • Aos caramurus da Bahia. ...
  • Buscando a Cristo. ...
  • A uma dama. ...
  • Efeitos contrários do amor. ...
  • A Jesus Cristo, Nosso Senhor.

O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

Boca do Inferno

A primeira, é a poesia satírica.
Foi devido a ela que Gregório ganhou o apelido de Boca do Inferno.

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos).

Algumas figuras eram mais usadas pelos autores desse movimento. A metáfora é aplicada a linguagem do Barroco para fazer uma comparação velada. Veja o exemplo no trecho a seguir, escrito por Gregório de Matos.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Os subgêneros do texto lírico
Hino - poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria; Elegia - poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza; Idílio - poema lírico sobre a vida pastoril bucólica; Écloga - poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica que recorre ao uso de diálogos.