Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório de Matos?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

São três os principais temas abordados por Gregório de Matos: a poesia amorosa, a poesia religiosa e a poesia satírica.

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS
A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis.

Poemas escolhidos de Gregório de Matos (análise da obra)

  • À cidade da Bahia. Triste Bahia! ...
  • A Jesus Cristo Nosso Senhor. Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, ...
  • Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem. Ardor em firme Coração nascido; ...
  • E isto é o amor? Mandai-me Senhores, hoje.

Boca do Inferno

É conhecido como o “Boca do Inferno”, sendo famoso por seus sonetos satíricos, donde ataca, muitas vezes, a sociedade baiana da época.

Devido às suas sátiras poéticas, Gregório de Matos ficou conhecido como Boca do Inferno. Seu lado mais satírico, que entra em contraste com o lado religioso do barroco, ocorre devido ao fato de que Gregório de Matos nasceu em um meio privilegiado.

A Poesia Satírica de Gregório de Matos constitui uma crítica à sociedade baiana, da qual ele se sentia um censor e uma vítima. Sua linguagem é livre, espontânea e às vezes agressiva.

Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado.

Temática é um adjetivo que se refere ao assunto que se quer provar ou desenvolver em uma obra literária. Temática significa o mesmo que assunto, tema, tópico, objeto, teor, etc.

Alternativa b: poesia lírica, religiosa e amorosa e sátiras. A obra de Gregório de Matos compreende mais de 700 poemas líricos, religiosos e amorosos ou eróticos, e satíricos. Alguns dos seus poemas: "Buscando a Cristo" - poema sacro.

Nesse sentido, a sátira nada mais é que uma poesia usada para ridicularizar costumes, figuras públicas, instituições, etc. Vale notar que nem sempre ela é literária, sendo também usada no cinema, na música e na televisão.

Poesia encomiástica
Apesar do nome difícil, esse tipo de texto nada mais é do que um louvor a alguém. Uma forma de exaltar uma pessoa, elogiando-a. Segue um exemplo: Douto, prudente, nobre, humano, afável.

O poeta pertence ao movimento barroco e ficou conhecido pela poesia satírica. Sua poesia passa por diferentes fases, em uma delas o autor dá muita importância aos temas religiosos e de salvação espiritual. Em sua fase satírica, faz críticas à Igreja Católica e ao governador da Bahia.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

HOMERO

6 • HOMERO. Há divergências até sobre se ele existiu de fato. Mas ainda assim é considerado o primeiro poeta da história, por ter registrado histórias até então contadas apenas oralmente.

Algumas figuras eram mais usadas pelos autores desse movimento. A metáfora é aplicada a linguagem do Barroco para fazer uma comparação velada. Veja o exemplo no trecho a seguir, escrito por Gregório de Matos.