Como era o teatro vicentino?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Suas peças, de caráter popular, possuem um forte teor satírico. Nas obras mais emblemáticas, ele critica os costumes da sociedade portuguesa, tecendo um fiel retrato de sua época. Além do caráter satírico, o conteúdo das obras apresentava um teor moralizante, repleto de humor.

Por ser um autor que viveu no momento de transição entre a Idade Média e o Renascimento, seu teatro era composto por características medievais e também características modernas, trazendo para as terras portuguesas a escrita teatral, característica moderna que não existia na era medieval, já que o teatro era figurativo.

Suas peças não seguem as três unidades do teatro clássico: ação, espaço e tempo. A maioria delas apresenta mais de um enredo e é composta de quadros que se sucedem. Com obras em versos, o autor incorporou aos seus textos trocadilhos, ditos populares e expressões típicas de cada classe social.

Predominam a sátira dos costumes e dos tipos sociais da época e a atitude crítica. Os temas religiosos ressurgem algumas vezes, mas agora são postos em função da sátira.

A classificação de farsa para a peça Quem tem farelos?, integrante da divisão geral da obra vicentina entre autos, farsas e moralidades, abrange algumas características estruturais: caráter curto, cômico, não didático, sem a utilização de alegorias, mas caracteres indicantes de condições sociais (VASSALLO, 1983, pp.

Em 1531, em carta ao rei, Gil Vicente defendeu os cristãos- novos, a quem tinha sido atribuída a responsabilidade pelo terremoto de Santarém. Também no "Auto da Índia" apresentou uma visão antiépica da expansão ultramarina.

O dramaturgo Gil Vicente pertence ao Humanismo, movimento que incentiva a valorização do ser humano. O autor produzia textos do gênero dramático, textos que deveriam ser representados. Suas peças passam a ser representadas em um palco, novidade no teatro português.

O teatro de Gil Vicente. Em comparação com a estrutura das peças gregas, as de Gil Vicente eram mais simples. Principalmente no que tange a parte física, os palcos onde o teatro vicentino acontecia. Apesar de serem feitos em meio à nobreza, eram construídos de modo improvisado, de madeira.

O teatro popular é definido como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro.

As peças, fossem tragédias, sátiras ou comédias, eram sempre encenadas por homens, mesmo quando havia personagens femininas. Além disso, uma das características centrais da atuação no teatro grego era o uso de máscaras, cunhadas de acordo com o drama representado: tristeza, alegria, horror, etc.

Entre suas obras mais importantes, podem ser destacadas: Auto da visitação (1502), Auto da Índia (1509), Auto das barcas (1516), Farsa de Inês Pereira (1523).

A ousadia de tal atitude fez com que Téspis fosse reconhecido como o "criador do teatro" e primeiro ator e produtor teatral. Mais tarde, essa linguagem artística foi evoluindo e influenciou fortemente o teatro romano e outras culturas.

Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).

Calcula-se que nasceu por volta de 1465 e que morreu por volta de 1537. É considerado o pai do teatro português porque até aí as representações teatrais eram rudimentares, baseando-se sobretudo na mímica e em desfiles de personagens, sem a consistência que o nosso dramaturgo lhes iria imprimir.

O auto era escrito em redondilhas e visava a satirizar pessoas.

O objetivo principal do teatro medieval consistia na doutrinação do espírito humano por meio do inculca mento dos ensinamentos de Deus, “traduzidos“ pelos ideólogos da fé cristã.

Uma das principais inovações de Gil Vicente foi a introdução de elementos cômicos e satíricos em suas peças, além de uma maior preocupação com a caracterização dos personagens e com o uso da língua portuguesa de forma mais expressiva e poética.

Farsa é um gênero teatral cômico que surgiu na Grécia Antiga e atingiu seu auge em meados do século XIV quando se espalhou pela Europa. De poucas personagens e geralmente breve, a farsa é caracterizada por satirizar as situações da vida cotidiana, através de personagens caricatas e extremamente exageradas.

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