Como o teatro chegou ao Brasil explique?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.

O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.

No Brasil, a origem do teatro está relacionada à chegada dos jesuítas no século XVI e seu empenho em catequizar a população, tanto os índios quanto os colonos. Dessa forma, os padres se utilizavam dessa expressão para transmitir ensinamentos da igreja católica.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

Foi na Grécia que o teatro se popularizou, as grandes celebrações para o deus do vinho, Dionísio, aconteciam periodicamente e foi durante uma destas celebrações que o primeiro diálogo surgiu. Este acontecimento foi o que gerou a semente do teatro ocidental como o conhecemos hoje.

Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros decentes" para a nobreza que necessitava de diversão.

Primeiro teatro brasileiro
O Real Theatro São João foi o primeiro grande teatro construído no Brasil. Ele ficava localizado no Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1813.

Peça de estreia de Martins Pena e já considerada a peça-mater da comédia de costumes nacional, O juiz de paz da roça, comédia em um ato, foi representada pela primeira vez no Teatro de São Pedro, em 4 de outubro de 1838, pela companhia teatral de João Caetano.

A Linha 1-Azul foi a primeira do Metrô de São Paulo. Com isso, a pioneira não só transporta milhares de passageiros, mas carrega na bagagem parte importante da história dos transportes.

A importância do teatro na vida das pessoas hoje em dia, está intimamente ligada ao fato de provocar uma visão mais ampla sobre tudo. Além disso, proporciona que essa sociedade inserida nesse contexto, possua uma mente mais aberta aos interesses da sociedade como um todo.

De acordo com levantamentos a primeira peça teatral que se tem acesso ao registro foi escrita na Grécia antiga, no século V (AC), e chamava-se Os Persas, do dramaturgo Ésquilo. Ela foi apresentada pela primeira vez em Atenas e narra a batalha de Salamina, em que os gregos derrotaram a frota persa.

O teatro chegou ao Brasil por meio da catequização, onde os jesuítas usavam o teatro para ensinar parte de sua religiosidade aos índios. A origem do teatro vem da Grécia, onde por meio de festividades em homenagem a um Deus e também por meio de rituais sagrados se deu a origem do Teatro..

Grécia

O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade.

Tespis

Tespis foi o primeiro ator da história do teatro que se tem registro. No século V a.C., o ator deu vida ao primeiro monólogo ao interpretar o deus Dionísio, na Grécia Antiga, em Atenas. A primeira expressão utilizada para denominar a arte de atuar foi o termo “Hipocritès”, do grego, que significa fingidor.