Como eram chamado os grandes templos babilônicos?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O Zigurate é uma forma de templo, criado pelos sumérios, e comuns para babilônios e assírios. Era uma estrutura maciça em forma de pirâmide com vários andares sobrepostos, com um templo no topo.

O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia. Esta construção tinha o formato de uma pirâmide, porém com a presença de espécies de degraus. Os zigurates possuíam de 3 a 6 andares. Eram construídos de pedra ou de tijolos cozidos ao Sol.

Torre de Babel

O zigurate mais famoso de todos é o de Etemenanki, popularmente identificado como a Torre de Babel, que vem descrito no Antigo Testamento da Bíblia. O Templo de Marduk na Babilónia foi reconstruído pelo rei Nabucodonosor II e pelo seu pai Nabopolassar, no século VII a.

1. Casa de oração em que se adora uma divindade; igreja. 2. Sinagoga, mesquita.

De todos os templos da Antiguidade, o mais célebre foi o de Jerusalém, que viria a ser o coração espiritual do judaísmo. O templo de Jerusalém tem três fases na sua história: o templo de Salomão, o templo pós-exílico e o templo de Herodes.

A zigurate é um templo religioso; já a pirâmide é um túmulo.
Há outras diferenças entre essas construções em relação à arquitetura, à origem e à localização. Os zigurates têm andares e são construídos em estágios; já as pirâmides têm formato triangular e de quatro lados.

O Zigurate era um templo em formato de pirâmide com função religiosa na Mesopotâmia. O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia.

Os assírios foram um povo mesopotâmico que formou o maior império na região a partir da organização e violência de seus exércitos profissionalizados. Os assírios foram um dos povos que habitaram a Mesopotâmia e, assim como os acádios e os caldeus, conseguiram construir um grande império centralizado na região.

Em resumo, as construções tinham como principal característica a utilização de arcos. O destaque vai para os grandes palácios, templos e Zigurates.

Nammu (ou Abzug), o Mar, era a deusa primordial, mãe de todos os deuses e deusas. Poderosa e afetuosa, era a ela que recorriam os homens quando necessitavam de exorcizar algum espírito maligno. É a mãe das fontes da vida, a deusa que nutre e preserva. Nammu gerou An, o Céu; e Ki, a Terra.

Significado de Zigurate
substantivo masculino Torre gigantesca, de várias plataformas superpostas, dos templos caldeus e babilônicos, semelhante à de Babel, a que se refere a Bíblia, e cuja invenção é atribuída aos sumerianos.

2) Do Acadiano ZIQQURAT, “construído em área elevada”.

Zigurate foi uma construção religiosa criada pelos sumérios, na Mesopotâmia na forma de pirâmide escalonada.

Foi construído de acordo com um plano e especificações revelados (ver Êxodo 26–27). Era uma estrutura compacta e portátil e, embora não passasse de uma tenda, era feita dos materiais de maior valor e da melhor qualidade que as pessoas possuíam. Essa condição de excelência era a oferta de uma nação ao Senhor.

O Partenon de Atenas ou Partenão é um templo dedicado à deusa grega Atena. Construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga. O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga. Foi ornado com o melhor da arquitetura grega.

É nas sinagogas que os judeus se reúnem para celebrar os seus rituais, fazer orações e leituras da Torá, as escrituras religiosas judaicas. Mas antes de surgir como local de culto, sinagoga era uma palavra que unia a comunidade e a fixava a alguns dos seus significados mais antigos.

Assim como a maioria dos povos da Antiguidade, os mesopotâmicos eram politeístas. Na Mesopotâmia, um incontável panteão de deuses e semideuses fazia parte da religião. Apesar de a mitologia mesopotâmica ser ampla e complexa, seus deuses se organizavam em uma hierarquia clara, de acordo com a influência de seu poder.