Como está organizado o calendário que nós usamos?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

De acordo com o calendário gregoriano, o ano é constituído por 12 meses que podem ter entre 28 a 31 dias. Um ano pode ter 365 ou 366 dias, chamado neste caso de ano bissexto. O mês de fevereiro tem às vezes 28 dias, e outras vezes 29 dias, dependendo se o ano é bissexto ou não.

No dia 24 de fevereiro de 1582, o Papa Gregório XIII decretou uma mudança na contagem do tempo. A alteração foi determinada por meio da bula papal chamada “Inter Gravíssimas”. O documento criou o Calendário Gregoriano, para ajustar o ano civil ao ano solar, período que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol.

Os três tipos de calendário são conhecidos como Calendário de Capacidade, Calendário de recursos, e Calendário de serviços.

Literalmente. Foi por meio de uma canetada pontifícia que um novo calendário foi instituído, em fevereiro de 1582. Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo. Foi a inauguração do calendário que usamos até hoje — e é por isso que ele se chama gregoriano, aliás.

Existem vários tipos de calendários. Alguns deles são os calendários: chinês, judaico, maia, gregoriano, juliano, islâmico, etíope, juche, asteca. O calendário que usamos no Brasil, e na maior parte do mundo, é o calendário gregoriano.

O calendário lunar é um modo de contar as datas através dos meses da lua. Ele possui aproximadamente 29 dias e 12 horas. Além disso, as fases da lua indicam o início e o final do processo de lunação.

Assim, o dia 31 de maio de 2023 no calendário gregoriano, é dia 18 de maio de 2023 no calendário juliano.

A primeira é o calendário civil, que tem 365 dias divididos em 18 meses de 20 dias cada. Nessa divisão, 5 dias ficam de fora e não pertencem a nenhum mês. Já a outra parte, considerada o calendário religioso, é dividida em 13 meses de 20 dias, totalizando 260 dias.

A divisão dos séculos ocorre através da contagem de 100 anos. Quando nos referimos ao século I estamos citando os acontecimentos ocorridos entre o ano 1 e o ano 100. O século II remete aos acontecimentos ocorridos entre o ano 101 e o ano 200. O século III compreende os fatos ocorridos entre o ano 201 e o ano 300.

Com base no movimento da Lua e do Sol ou em fatos tidos como importantes de sua história, cada povo criou seu próprio calendário. Alguns calendários foram adotados por diversos povos para uso próprio. Outros foram impostos por conquistadores aos povos dominados.

A pergunta não é tão simples quanto parece. Pelo Calendário Gregoriano estamos no ano 2020 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da História.

Os dias 5 a 14 de outubro de 1582 nunca existiram, pelo menos no papel. Isso aconteceu por causa de uma medida adotada pelo Papa Gregório XIII para reorganizar o calendário juliano, que era utilizado no mundo católico e que hoje faz 434 anos de idade como calendário gregoriano.

Como surgiram os meses do ano
Vários povos adotaram o calendário lunissolar, em que cada mês é baseado nas fases da lua (mês lunar) e o ano é baseado nas estações (ano trópico). Este calendário foi usado pelos gregos, romanos, chineses, tártaros, japoneses e judeus.

1- Calendário Gregoriano
Este é o nome oficial do calendário usado ainda hoje pela maioria os países. Ele foi criado pelo Papa Gregório XIII, em fevereiro de 1582. Porém, sendo criado como marco inicial o nascimento de Jesus Cristo, suas motivações não foram religiosas religiosas.

Conceitos. A unidade básica para a contagem do tempo é o dia, que corresponde ao período de tempo entre dois eventos equivalentes sucessivos: por exemplo, o intervalo de tempo entre duas ocorrências do nascer do Sol, que corresponde, em média (dia solar médio), a 24 horas.

O calendário gregoriano surgiu em virtude de uma modificação no calendário juliano, realizada em 1582, para ajustar o ano civil, o do calendário, ao ano solar, decorrente do movimento de elipse realizado pela Terra em torno do Sol.

O calendário é uma invenção de enorme utilidade para todos nós. Ele ajuda a organizar e planejar as nossas vidas. Você não precisa pensar muito para chegar a esta conclusão basta para isto refletir um pouco sobre o seu dia a dia, os dos seus familiares e colegas.

O calendário pode ser utilizado para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números.