Como está sendo a entrada de brasileiros nos Estados Unidos?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Brasileiros já podem solicitar Global Entry, sistema que agiliza entrada nos EUA. É importante ressaltar que o programa Global Entry não substitui o visto de não imigrante e pode ser solicitado quantas vezes for necessário.

Brasileiros podem viajar para os Estados Unidos, desde que não tenham estado ou transitado nos últimos 14 dias pelos seguintes países, segundo as as regras dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA): África do Sul. Brasil.

O agendamento do visto americano continua com uma fila de espera que ultrapassa os 18 meses, ou seja, as vagas estão à partir de junho de 2024.

Os agendamentos das entrevistas estavam suspensos desde 2020. Os brasileiros ficaram mais de um ano sem poder tirar o visto para os Estados unos, porém agora a Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil já voltou a tratar os casos de vistos de turismo.

Mas para entrar no país ainda é preciso ter visto e atender alguns requisitos. Embora a exigência de visto não mude, os brasileiros passarão a ter a opção de ingressar nos Estados Unidos com mais agilidade.

Sabemos que existem muitos boatos sobre esse assunto, uns dizem que é muito difícil, outros dizem que é muito fácil. Na verdade, isso vai depender de vários fatores. O agente consular vai levar em conta os seus vínculos com o Brasil, se você preenche os requisitos necessários e suas respostas na hora da entrevista.

A Embaixada e Consulados dos EUA estenderam a validade dos pagamentos (conhecidos como taxa MRV) até 30 de setembro de 2023, para permitir que todos os candidatos que não puderam marcar uma entrevista de visto em razão da suspensão das operações consulares de rotina tenham a oportunidade de marcar e/ou comparecer a uma ...

5 dicas valiosas de como não ser barrado(a) imigração

  1. Tenha a sua passagem comprada. Férias, viajar sem preocupação, sem data pra voltar… ...
  2. Comprove que você tem dinheiro suficiente para a viagem. ...
  3. Possua a hospedagem programada. ...
  4. Saiba explicar sobre a sua viagem. ...
  5. Tenha um seguro-viagem.

Os interessados já podem fazer sua inscrição pela plataforma do programa [link: bit.ly/_globalentry]. Por meio do endereço eletrônico, os viajantes têm acesso ao passo a passo da inscrição. É preciso informar dados pessoais, como CPF e número do passaporte, além de preencher um questionário social.

Quem está isento da entrevista para o visto americano? Estão isentos da entrevista para visto americano os candidatos com primeiro pedido ou renovação do H-2. Assim como renovação dos tipos F, M, J, H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q, caso nunca tenham tido um pedido negado.

Em dezembro de 2022, um ano depois que os Estados Unidos reabriram as fronteiras após a pandemia da Covid-19, o período de espera era de 484 dias. Em março do mesmo ano, a fila chegava a 284 dias. Em fevereiro, um mês antes, o número era um pouco maior: 294 dias.

A opção para quem precisa do visto com certa urgência é buscar o consulado no Rio de Janeiro ou em São Paulo, já que o deslocamento do Paraná para Brasília ou Recife costuma ser maior.

Agendamento para emissão do Visto Americano 2023
Estão mais próximas, como, por exemplo, para São Paulo, atualmente, os agendamentos para Renovar o Visto EUA estão para Junho de 2023.

A taxa do Visto Americano de Turismo e Negócios (B1/B2), tem o valor de US$ 160 (cento e sessenta dólares americanos) por pessoa. Realizando a conversão para nossa moeda local que é em Reais a taxa está em torno de R$ 832,00 (reais). – Atualização Hoje, 26 de Abril de 2023, da taxa do Visto Americano.

A Embaixada dos Estados Unidos em São Paulo é a que mais recebe pedidos de vistos dos brasileiros (cerca de 55% do número total do país), por isso, o tempo para agendar a entrevista na capital paulista é muito maior em relação às outras cidades que também têm consulados.

O portador de visto Múltiplo (observe se no seu visto abaixo da palavra entries tem uma letra “M”) B-1/B-2 tem permissão para usar esse visto para solicitar a entrada nos Estados Unidos com a frequência que desejar e quantas vezes quiser, durante o período de validade do visto.

O Japão lidera pelo quinto ano consecutivo o ranking, com 193 destinos sem necessidade de visto. No relatório da consultoria Henley & Partners, Coreia do Sul e Singapura aparecem empatados na segunda colocação. Logo depois, vêm Alemanha e Espanha.

Convicção de crime envolvendo indignidade moral; Prostituição. Falha em receber todas as vacinas recomendadas pelo governo dos EUA; Violações das leis de imigração dos EUA.

Nesse caso, surge a dúvida: Quem tem nome sujo pode tirar passaporte e visto? A resposta é sim! Isso porque, de acordo com a lei, a locomoção de um cidadão brasileiro não pode ser impedida por ele ter contas em aberto. Uma pessoa só pode ser proibida de ir e vir por outros motivos e com ordem judicial.

Não é preciso saber inglês para a entrevista do visto americano. O cônsul faz todas as perguntas em português, e você pode respondê-las no mesmo idioma.

São perguntas típicas que qualquer pessoa deveria esperar: qual o propósito da viagem, qual a sua situação de trabalho no Brasil, se a pessoa tem família nos Estados Unidos, como vai financiar a viagem e quanto tempo vai ficar”, explica Busse. “A maioria das entrevistas leva 2 minutos porque a situação já é clara.