Como explicar a teoria de Piaget?

Perguntado por: ndrumond . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

A Teoria de Piaget tem como base as relações de troca que o indivíduo estabelece com o meio. Para ele, o conhecer implica agir sobre a realidade, – física ou mentalmente. Sendo assim, a ação é a principal fonte de conhecimento. Com isso, surgem as noções de assimilação, acomodação e adaptação.

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.

Em consequência das suas pesquisas, chegou à conclusão de que há avanços significativos referentes ao desenvolvimento moral na criança. A partir disso (Piaget, 1994, p. 23-24), apresentando três períodos principais, são eles: (1) Anomia; (2) Heterônoma; e (3) Autonomia.

Piaget apresentou egocentrismo, centração, inabilidade de acompanhar transformações e ausência de reversibilidade como sendo as principais características do pensamento pré-operacional. Estas características no início do estágio agem como atenuantes ao desenvolvimento do pensamento lógico.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget

  1. Estágio sensório-motor. Faixa etária: do nascimento aos 18-24 meses de idade. ...
  2. Estágio pré-operatório. Faixa etária: dos 2 aos 7 anos de idade. ...
  3. Estágio operatório-concreto. Faixa etária: dos 7 aos 11 anos de idade. ...
  4. Estágio operatório-formal.

A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.

A acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo (Nitzke et alli, 1997a).

Piaget divide o desenvolvimento moral em 3 fases distintas: anomia, heterônoma e autônoma.

Através da teoria piagetiana, o professor pode saber quando ensinar determinado conteúdo e de que forma deve ser ensinado, pois através dos estágios estudados, é possível Page 11 visualizar o desenvolvimento dos sujeitos e o que lhe é possível aprender em determinado estágio.

A Teoria Cognitiva de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo humano elaborada pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget. Ela lida principalmente com o processo de construção das estruturas necessárias para adquirir e utilizar o conhecimento, que se dá durante a infância e a adolescência.

Para Piaget, a evolução da inteligência está orientada sempre num sentido, sendo esta direção universal, isto é, independente de fatores culturais, posição social, sexo etc. Este sentido é o da reversibilidade cada vez mais completa das estruturas que a compõem (Piaget, 1975-1976).

Aspecto físico-motor: descreve a maturação do corpo e da mente. Aspecto intelectual: se refere à capacidade cognitiva do ser humano. Aspecto afetivo-emocional: mostra a capacidade de integrar experiências e emoções, construindo seus sentimentos. Aspecto social: reações e posturas relacionadas às vivências em sociedade.

Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna. Ajusta ou cria-se novos esquemas visando uma melhor adaptação (mudança qualitativa-modificação de estrutura).

Aspecto cognitivo da aprendizagem
Esse é um processo de aperfeiçoamento de habilidades realizado pelo cérebro, que nos permite criar autonomia em relação a diversas coisas.