Como falar sobre as diferenças?

Perguntado por: lsouza . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Como aceitar as diferenças

  1. Observe as suas próprias atitudes. ...
  2. Dê exemplo sempre. ...
  3. Converse com as crianças. ...
  4. Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  5. Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ...
  6. Faça brincadeiras que estimulem a integração. ...
  7. Busque exemplos de representatividade.

Conviver com a diversidade e respeitá-la possibilita aprender novos olhares sobre o mundo, ampliar horizontes e formas de pensar, sair da “bolha” e conhecer diferentes realidades.

Conviver com as diferenças é um exercício a ser praticado diariamente e que exige habilidades como paciência, flexibilidade, humildade e, acima de tudo, respeito. Conflitos e desafetos existem em todos os lugares porém não devem prejudicar o relacionamento profissional dos indivíduos.

É o entendimento de que todos os seres humanos são sujeitos de direitos e podem exercê-los em condições de igualdade e na forma da lei, independentemente de suas características ou diferenças.

Como ensinar respeito e tolerância às diferenças em sala de aula

  1. Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  2. Respeito à diversidade faz bem, mostre isso a elas. ...
  3. Estimule a integração com brincadeiras. ...
  4. Apresente exemplos de representatividade.

Estimular o respeito ao outro e valorizar a diversidade dentro de sala de aula, buscando o respeito entre os alunos independentemente de suas características.

O diferente, seja no pensar, no agir ou culturalmente, nos ensina novos valores e maneiras de enxergar o mundo. Conhecimento nunca é demais, como diz o dito popular. E definitivamente a diversidade não combina com a polarização, que é a concentração de extremos opostos.

Como aceitar as diferenças

  1. Observe as suas próprias atitudes. ...
  2. Dê exemplo sempre. ...
  3. Converse com as crianças. ...
  4. Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  5. Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ...
  6. Faça brincadeiras que estimulem a integração. ...
  7. Busque exemplos de representatividade.

Nesse sentido, respeitar as diferenças significa não ceder a uma vontade natural de exercer um julgamento precipitado. Significa dar tempo e ter curiosidade pelas outras pessoas, entendendo como elas são, sua forma de pensar e viver, assim como sua história e suas escolhas.

É se importar, respeitar as opiniões alheias, sejam elas do seu amigo ou seu concorrente. Fazer a diferença não é buscar status e sim sentir, acreditar e ser reconhecido como alguém que agrega valor em todos os sentidos.

A dificuldade em lidar com as diferenças é uma tendência humana. Isto por que o diferente nos desacomoda exigindo um exercício intelectual e emocional distinto do que estamos habituados. Aquilo que não compreendemos nos parece no primeiro momento como incorreto, uma vez que não é reconhecido por nós.

Respeitar as diferenças não é ter que concordar ou mudar a sua opinião ou comportamento. É entender que todos nós nascemos livres e iguais em dignidade e direitos. É promover o diálogo para possibilitar uma coexistência pacífica.

Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa ter uma exposição a pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas. Podemos aprender novas habilidades e conceitos com os quais não estamos familiarizados e obter uma visão mais ampla de tudo.

Use filmes e livros infantis. Uma boa forma de promover a diversidade escolar é por meio da ludicidade na educação. Por isso, faça sessões de cinema na escola e rodas de leitura com livros e filmes que contenham mensagens de respeito e tolerância à diversidade.

É preciso entender que a diversidade é uma construção social. Isso significa que as distinções não existem em si mesmas; somos nós, enquanto sociedade, que construímos parâmetros do que é feio, belo, estranho e correto, entre outros.

Conscientize sobre a diversidade
O primeiro passo é conscientizar os alunos sobre a diversidade, o que pode ser feito por meio da explicação do que esse tema representa e quais são os tipos de diversidade, como de raças, religião, gênero, características e cultura.

Diversidade e inclusão é um tema sobre as pessoas, suas vivências e individualidades que as fazem ser quem são e as tornam únicas. Assim, quando as empresas incentivam e aplicam esse tema, elas geram transformação em sua cultura organizacional.

Uma vez que reconhecemos as nossas próprias diferenças e transformações, compreendemos o valor, a aceitação de nós mesmos, elevamos a autoestima e expandimos a dignidade. Além disso, desenvolvemos a empatia, a solidariedade e o respeito ao próximo.

Entende-se diferenças individuais como as inteligências, os estilos cognitivos e a personalidade. Cada indivíduo possui uma maneira de acomodar as idéias e assimilar mentalmente um conteúdo, e isto é possivel pois cada um possui determinadas habilidades mentais.

O respeito às diferenças é a única maneira de se conseguir conviver de modo pacífico, buscando a igualdade de direito e deveres para todos, independentemente do modo que são. Há ainda outro modo menos agressivo, mas não menos mal, de lidar com o diferente: fazê-lo igual a mim.