Como fazer um lar de paz?

Perguntado por: oaguiar5 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

COMO FAZER DA CASA UM LAR DE PAZ?

  1. Faça de Jesus o centro do seu lar. ...
  2. Ame os seus com amor incondicional. ...
  3. Deixe sua casa livre dos conflitos de fora. ...
  4. Quando um problema afetar a família, todos devem enfrentá-lo juntos. ...
  5. Façam coisas legais juntos.

O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair. Numa casa criamos e alimentamos problemas. O lar é o centro de resolução de problemas.

E existem diversas situações que podem tirar sua paz em seu trabalho, acabar com sua produtividade, atrasar seus projetos, sair do foco, tirar sua alegria e vontade de estar ali. O primeiro passo é identificar o que tira essa sua paz.

Quem deve governar a casa é o varão, porém a mulher sábia e prudente pode guiar seu esposo, mudar suas atitudes e ele ainda dirá: “bendita a tua prudência e os teus conselhos que me impedistes de cometer esse delito”, como disse Davi à Abigail (1 Sam 25:33).

De acordo com o levantamento, elas são a principal fonte de renda da família, sendo que desde 2019, o percentual de trabalhadoras que contribuem com a renda em casa saltou de 38% para 45%, o que as deixa próximo do mesmo percentual que os homens.

A harmonia e a felicidade no lar
Elas não são apenas importantes no processo de educação das crianças, mas também para a melhoria das relações, em geral, isto porque, por meio do diálogo e do estabelecimento de regras compartilhadas você obterá uma vivência mais harmoniosa na família.

É importante lembrar que alcançar a paz interior é um processo, portanto viva um dia depois do outro!
...
Sente-se sossegado em um lugar tranquilo e esvazie sua mente, silenciando seus pensamentos.

  1. Descanse sempre que puder. ...
  2. Medite. ...
  3. Abra mão do estresse e das preocupações cotidianas.

O que fazer para manter a harmonia?

  1. Respeite os limites de cada um. Talvez aqui esteja o grande ponto da questão para manter um lar harmônico, pois implica em aceitar algumas diferenças. ...
  2. Dê prioridade ao bom humor. ...
  3. Incentive o diálogo. ...
  4. Faça atividades em conjunto. ...
  5. Esteja disponível.

A importância de uma morada saudável
O ideal é que a morada seja um lugar seguro e sagrado, onde os moradores possam ser quem realmente são, longe dos conflitos do mundo externo. No entanto, isso só é possível quando há harmonia e um ambiente saudável para todos. Com algumas dicas é possível alcançar esse objetivo.

Mais comentados

  • Vale-Alimentação(9 comentários) “O vale alimentação é restrito ao uso na rede Lar Supermercados”
  • Seguro de vida(5 comentários) “Plano Básico para todos os funcionários”
  • Estacionamento(5 comentários) “Dependendo do horário é complicado encontrar uma vaga”

A família é a célula maior da sociedade a qual foi instituída por Deus, e precisa então ser preservada. “Lar é o reino do pai, o mundo da mãe e o paraíso dos filhos”.

Confira a seguir o que você pode fazer para impor limites a pessoas que sempre estão tirando o seu momento de paz.
...
Como lidar com pessoas que tiram sua paz?

  1. 1 – Faça mudanças. ...
  2. 2 – Defina limites específicos. ...
  3. 3 – Aceite determinadas mudanças. ...
  4. 4 – Saia você de cena.

Por que você não me deixa em paz? É mesmo, como vou crescer se nada cresce por aqui? Quando se tem chacina de adolescente? Como é que você se sente?

Reconheça as relações de poder. Coloque limites no que chamamos de relações de poder, já que ela sente a necessidade de estar por cima sempre. Seja assertivo em relação à pessoa, evitando, por um lado, estimular o seu lado negativo, e por outro, não desrespeitá-la.

Cada dia, precisamos “limpar a casa”, jogar fora tudo o que nos impede de amar os outros (1:22) e amadurecer (2:2). No espaço novo e limpo, experimentamos a maravilha de sermos recém- -construídos (v. 5) pelo poder e pela vida de Cristo.

Da nossa boca não deve sair palavras torpes, mas unicamente palavras para edificação, conforme a necessidade, a fim de transmitir graça aos que ouvem. Devemos ter linguagem sã e irrepreensível (Tito 2.8) e, precisamos ainda, estar atentos à epístola de Tiago 1.