Como ferrar com o chefe?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Esforce-se para se distanciar da situação e tratá-la como se você fosse um terceiro e estivesse apresentando o caso por alguém. Não aponte o dedo. Seja o mais profissional que puder; não comece falando que seu chefe é mal-intencionado e inescrupuloso.

Como discordar do seu chefe?

  1. 1- Não interrompa a fala do seu chefe – espere ele acabar de falar. ...
  2. 2- Estabeleça bons argumentos para a sua discordância. ...
  3. 3- Saiba escutar o contraponto do seu chefe. ...
  4. 4- Mostre dados que possam fortalecer a sua ideia. ...
  5. 5- Aguarde a conclusão.

Como dizer não educadamente ao seu chefe em 5 passos

  1. 1 – Não responda imediatamente.
  2. 2 – Dê uma justificativa válida.
  3. 3 – Sempre ofereça uma alternativa.
  4. 4 – Demonstre empatia.
  5. 5 – Finalize a conversa de forma firme.

A revista Quartz publicou um artigo no Linkedin que aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente. E o pior, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental e física.

A primeira dica que o especialista da HW Capital oferece é: identifique o comportamento e reporte para o RH. “A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é reportar isso ao RH por escrito. Se a pessoa sente assédio moral, avanço indesejado de cunho sexual ou romântico, não é algo que deve guardar para si”, comenta ele.

Como falar com o chefe sobre problemas?

  1. Identifique o problema. Esse é o primeiro passo a ser dado para ter uma conversa objetiva e buscar uma possível resolução. ...
  2. Entenda quais são as causas do problema. ...
  3. Pense em soluções. ...
  4. Peça a ajuda de terceiros. ...
  5. Tenha uma conversa profissional.

Seja assertivo
Ser assertivo é importante, afinal, te ajudará a transmitir suas opiniões de maneira respeitosa. Falar com firmeza e colocar o “Eu” ao invés de “Nós”, é fundamental nesse momento. Isso te manterá com o controle de suas idéias e não dará espaço para que seu chefe “invada” seu espaço.

Denuncie. Se a empresa não resolver o problema, é possível fazer uma denúncia ao sindicato ou ao Ministério Público, que podem entrar em contato com o empregador para apurar.

Fica difícil estabelecer leis definitivas quando o assunto é relacionamento humano, mas, em princípio, não se deve falar mal nem do atual, nem de antigos chefes, em entrevistas de emprego. Na verdade, não se deve falar mal de ninguém.

Ele retém informações. A relação entre um chefe e seu subordinado deve ser baseada na confiança. Quando seu chefe tem medo de você, ele pode não considerar necessário compartilhar informações cruciais que possam ajudá-lo a completar suas tarefas mais rapidamente.

O chefe tóxico também costuma agir negativamente no cotidiano nas empresas ou grandes situações, ir contra subordinados, chefes ou parceiros, sempre se justificando de ser pressionado pelos resultados, pelas incompetências da empresa ou dos outros.

Aspectos subjetivos ou questões pessoais podem contaminar a análise e levar a um quadro que não condiz com a realidade daquele colaborador. Também é necessário ter maturidade e inteligência emocional para, além de avaliar de maneira justa, conseguir dar um feedback construtivo.

Chefia tóxica gera profissionais inseguros e desconfiados, e, por estarem nessa sensação de medo e desconfiança, a produtividade deles é menor. Além disso, o medo causa baixa autoestima, síndrome do impostor e falta de motivação.

  1. Seja comunicativo e transparente. ...
  2. Demonstre segurança. ...
  3. Seja participativo. ...
  4. Divida seus conhecimentos. ...
  5. Entenda as prioridades do seu chefe. ...
  6. Saiba quando falar (e quando não falar) ...
  7. Ofereça soluções, e não problemas. ...
  8. Esteja antenado.

Tente manter distância: um dos passos mais importantes para lidar com uma pessoa falsa é manter uma distância segura. É claro que, se essa pessoa estiver acima de você na hierarquia da empresa, talvez não seja possível se afastar fisicamente, pois talvez vocês trabalhem em um ambiente em comum.