Pode beijar uma pessoa com tuberculose?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão ...

A pessoa com tuberculose não deve ficar isolada, pelo contrário, precisa do apoio de familiares e amigos para seguir com o tratamento. A doença não é transmitida por objetos ou utensílios compartilhados, como pratos ou colheres, ou mesmo roupas ou lençóis.

O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente. Quem convive próximo ao doente, aspira esses bacilos e pode também adoecer.

Dar a mão ou abraçar alguem com tuberculose que esteja a tratar a dois meses pode transmitir? Olá. Após o 15º dia de tratamento, é bem improvável a transmissão entre as pessoas (caso o diagnóstico e tratamento estejam corretos).

Os profissionais atendem doentes com tuberculose todos os dias durante muitas horas. Por isso eles têm um risco maior de "respirar bacilos". Então, uma solução para não pegar bacilos, ou seja, se infectar é usar máscaras.

Além disso, para aquelas pessoas que conviveram com infectados pela tuberculose, o médico poderá indicar um tratamento de prevenção, com o antibiótico Isoniazida, caso seja identificado um alto risco de desenvolver a doença.

Dor torácica
Ela pode surgir por vários motivos, desde a lesão do pulmão pela própria tuberculose, quanto pelo esforço causado pela tosse crônica, ou mesmo pelo acometimento da pleura pela infecção, que se caracteriza por uma dor que surge durante a respiração profunda, chamada de dor pleurítica.

A Tuberculose é uma das doenças que mais matam no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença que pode ser transmitida facilmente pelo ar, pode agravar-se quando associada a vícios e doenças com a diabetes e HIV.

A transmissão do bacilo de Koch acontece de forma direta, pelo ar, durante a inalação de partículas provenientes da fala, tosse ou espirro de um indivíduo infectado. Ambientes com grande aglomeração de pessoas, fechados, com pouca ventilação e luz solar são propícios para a propagação da doença.

Em casos mais graves a tuberculose pode apresentar eliminação de sangue e pus ao tossir, dificuldade para respirar e dor torácica.

A tuberculose é uma doença que não é influenciada pela alimentação. Não há restrição alimentar na tuberculose.

Por que são necessários três remédios e seis meses de tratamento? Porque o bacilo cresce fora e dentro da célula de defesa. Quando está fora, ele se multiplica muito rápido e adquire resistência também muito rapidamente.

Os principais sintomas são tosse — que pode ser acompanhada de sangue —, febre, emagrecimento, perda de apetite e sudorese noturna. A tuberculose extrapulmonar também é marcada por dor nos órgãos atacados pelo bacilo de Koch.

Suplementar, com nutrientes, a alimentação de pacientes com tuberculose, acrescentando selênio e vitaminas A, C, E e do complexo B, melhora os resultados do tratamento contra a doença respiratória, segundo estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA.