Como funciona a progressão na escola?

Perguntado por: lbernardes7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Geralmente, cada ciclo engloba três anos da formação do ensino fundamental: do 1º ao 3º ano, 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. O ensino médio é composto por apenas um ciclo do 1º ao 3º. Na progressão continuada, não existe a reprovação do estudante por série, mas, sim, avaliações recorrentes e ao final de cada ciclo.

O Sistema de Progressão Parcial (PP) do Ensino Fundamental e Médio assegura o aluno por lei de ser promovido para a série seguinte, mesmo não alcançando os resultados exigidos para a aprovação em algumas disciplinas da série anterior.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

A quem se destina a progressão funcional? Todos os servidores públicos que não atingiram o foco principal da sua carreira, podem ter a possibilidade de progressão funcional.

Progressão é a passagem do servidor para o padrão imediatamente superior dentro da classe ou categoria atual de sua Carreira Funcional. Promoção é a passagem do servidor do último padrão de uma classe ou categoria para o primeiro padrão da classe ou categoria imediatamente superior de sua Carreira Funcional.

De acordo com o Censo Escolar 2020, a série que mais reprova alunos (ou que existe maior abandono da escola) é o 6º ano do ensino fundamental. No final do ano letivo, se o aluno não alcançar os parâmetros definidos, não avança para o próximo ano.

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

Como já ocorre na rede da prefeitura de São Paulo, que une 1ª a 3ª série, 4ª a 6ª e 7ª e 8ª séries, dentro desses ciclos não se reprova o aluno. Na rede estadual há, desde 1984, o Ciclo Básico, que eliminou a reprovação entre a 1ª e a 2ª série.

De acordo com o diretor, do 6º ao 9º ano, o aluno pode ficar na dependência de até duas disciplinas, e no Ensino Médio, até três.

Já no sistema de progressão continuada, o aluno deve obter suas habilidades, competências e conhecimentos dentro de ciclos. Estes, por sua vez, duram mais do que apenas uma série ou ano letivo. Geralmente, cada ciclo engloba três anos da formação do ensino fundamental: do 1º ao 3º ano, 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que, por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota. Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares.

Existem dois casos de progressão, a progressão aritmética e a progressão geométrica. Para saber diferenciar cada uma delas, precisamos compreender o que é a razão de uma progressão e como essa razão interage com os termos da sequência.

A data-base para calcular o lapso de progressão do regime intermediário para o aberto deve ser o dia em que o reeducando atingiu o lapso temporal para progredir ao semiaberto e não do dia em que a sentença de progressão foi proferida.