Quanto tempo vive a Salmonella?

Perguntado por: oassis5 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A maioria das bactérias Salmonella vive em superfícies secas por até quatro horas antes de não serem mais infecciosas. Mas a taxa de sobrevivência de Salmonella também depende da espécie.

A Salmonella é capaz de sobreviver por longos períodos em refrigeração e particularmente em alimentos de origem animal sobrevive ao congelamento. É sensível ao calor, não sobrevivendo à temperatura superior a 70°C.

O período de incubação é usualmente de 6 a 48 horas e a duração média da doença é de três semanas. Essa doença pode ser causada pelo consumo de água e alimentos, especialmente leite e vegetais crus, mariscos e ovos.

Esses sintomas podem surgir entre 6 e 72 horas (usualmente entre 12 e 36 horas) após o consumo do alimento contaminado e costumam permanecer por cerca de 2 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente.

Verifique se há a presença do selo SIF e dados do produtor, como nome e CNPJ; Confira se não há rachaduras em nenhum deles; Dê preferência àqueles que estão sob refrigeração no mercado; Evite comprar ovos sujos.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Falando nisso, na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso lavá-los: "O correto é lavar o ovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela", diz a nutricionista Daniele Leal.

Consiste em submergir o frango em água fervente durante certo período de tempo. A água pode chegar a até 96°C para sua pasteurização e, dessa forma, remover qualquer agente microbiano.

O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.

O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.

Uma ampla variedade de alimentos podem ser contaminados com a Salmonella spp., pois aqueles que possuem alto teor de umidade, de proteína e de carboidratos, como carne bovina, suínos, aves, ovos, leite e derivados, frutos do mar e sobremesas recheadas, são mais susceptíveis a deterioração36,37,38,39,11,40.

A bactéria geralmente infecta o trato digestivo, mas pode viajar pela corrente sanguínea e infectar outras partes do corpo. As pessoas têm enjoos e cólicas abdominais, seguidas de diarreia aquosa, febre e vômitos.

Salmonella é uma causa extremamente comum de intoxicação alimentar. Estima-se que essa bactéria seja responsável por 1,2 milhão dos casos de intoxicação alimentar todos os anos nos Estados Unidos. Levando a 23.000 hospitalizações e 450 mortes todos os anos.

A Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte. De acordo com o Ministério da Saúde, duas espécies principais estão associadas à doença em humanos: S. enterica e S. bongori.