Como identificar um Isomero?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 23 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

Quando dizemos que compostos são isômeros significa que eles apresentam partes iguais, pois a palavra é a combinação de dois termos de origem grega: isos, quer dizer “mesmo”, e meros, que é “partes”. Os tipos de isômeros são divididos em dois grandes grupos: isomeria plana e isomeria espacial (estereoisomeria).

Podemos observar que tanto o isobutano quanto o butano apresentam fórmula molecular C4H10, logo, são isômeros. O butano apresenta cadeia aberta normal, e o isobutano apresenta cadeia aberta ramificada. Portanto, trata-se de isômeros de cadeia.

Identificação da configuração R ou S
Se o movimento resulta à direita, na direção dos ponteiros do relógio, a configuração é R (do latím rectus, direito). Se é à esquerda, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, a configuração é S (do latím sinister, esquerdo).

O propeno e o ciclopropano são exemplos de isômeros porque esses compostos apresentam a mesma quantidade de carbonos (3) e hidrogênios (6) e, portanto, possuem a mesma fórmula molecular: C3H6.

Existem dois tipos de isomeria, a plana ou constitucional e a espacial ou esteroisomeria.

A isomeria é um fenômeno estudado dentro da química orgânica. Seu conceito é simples: ela ocorre entre compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mas não são a mesma molécula. Ela pode ser divida em dois grandes grupos: isomeria plana e isomeria espacial.

A isomeria de função, como o próprio nome diz, ocorre quando a diferença entre os isômeros está no grupo funcional a que eles pertencem.

Para determinar a quantidade de isômeros opticamente ativos e inativos de moléculas com vários carbonos assimétricos basta usar as expressões de Van't' Hoff e Le Bel.

Existem dois tipos de isomeria espacial: a geométrica (também conhecida como cis e trans) e a óptica.

Então, isto é um composto meso: um composto que têm centros quirais, mas é aquiral. Então, nós pensamos que tínhamos quatro estereoisômeros mas, na verdade, temos apenas três. Temos um par de enantiômeros e temos um composto meso. Outra maneira de procurar um composto meso é procurar um plano de simetria.

A isomeria óptica estuda as características, propriedades e o comportamento de substâncias químicas com a mesma massa molar e que possuem a capacidade de desviar o plano da luz polarizada. A essas substâncias damos o nome de substâncias opticamente ativas.

COMPOSTO MESO
É um composto que tem dois ou mais centros quirais e cuja estrutura se superpõe a sua imagem no espelho (mesos, do grego, meio). Uma carac- terística importante dos compostos meso é a presença de um plano de simetria interno, que divide a molécula em metades, uma das quais é a imagem no espelho da outra.

A descoberta do fenômeno da isomeria mostrou que as propriedades das substâncias químicas não dependem unicamente de sua composição, mas tam- bém do arranjo espacial dos átomos dentro da molécula.

Como identificar o carbono quiral? Para identificar se um carbono é quiral, é necessário observar a presença de apenas ligações simples e analisar a natureza dos ligantes, os quais devem ser todos diferentes entre si. Carbonos quirais são encontrados em moléculas lineares e em moléculas cíclicas (fechadas).

Cada centro de quiralidade dá para a gente 2 estereoisômeros. Cada centro de quiralidade dá para a gente duas possibilidades de estereoisômeros. Então, a gente pode chegar na fórmula que é 2 elevado a "n", onde "n" seria o número de centros de quiralidade.

A isomeria de função, também denominada de funcional, é aquela em que os compostos se diferenciam por pertencerem a grupos funcionais diferentes.

Existem cinco tipos de isomeria constitucional, que são: de função, de cadeia, de posição, metameria e tautomeria. 1. Isomeria constitucional de função: a diferença entre os isômeros está no grupo funcional.

Uma dica de isomeria para o Enem é estudar principalmente a isomeria geométrica, pois ela vem sendo uma das mais cobradas. Resolução: Alternativa “a”. - possui o oxigênio ligado ao carbono da extremidade, e sua fórmula molecular é igual a C10H16O (podemos então acrescentar os hidrogênios):