Como lidar com o vazio emocional?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Recorrer à ajuda de um profissional da psicologia é o principal recurso que a pessoa deve buscar. O psicólogo será capaz de ajudá-lo a reencontrar o sentido da sua existência e a vontade de preencher esse vazio da forma correta.

Languidez ou lassidão é um termo usado para descrever um estado de vazio, falta de ânimo, um estado de espírito cansado diante dos acontecimentos do cotidiano e da vida. É um estado de apatia entre a depressão e a ansiedade. Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias.

O que é a tristeza profunda? Quando a sua tristeza for profunda, você sentirá dor emocional, ficará angustiado, terá sensação de cansaço e culpa e se sentirá muita solidão. Nesse caso, é comum a pessoa se sentir incapaz de lidar com a sua vida, com a sua rotina saudável, sem contar que a autoestima é muito baixa.

A abertura consiste em aprender a se sentir confortável com quem você é. Tente identificar pensamentos negativos que surgirem em sua mente ao longo do dia. Em vez de pensar nas fraquezas e inseguranças, concentre-se no que você é bom e no que o torna a pessoa que é.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

Entendemos por desligamento emocional o esforço proposital que um indivíduo faz para deixar de ser dependente de outro. Na mesma linha, também não significa torcer pelo insucesso de terceiros, mas sim colocar a própria felicidade e os seus objetivos como atores principais do filme que é a vida, a sua própria vida.

Solidão é um sentimento negativo que surge quando nossas necessidades não são atendidas pela quantidade e qualidade de nossas relações sociais atuais. Como seres humanos, precisamos de um ambiente social seguro para sobreviver e prosperar.

Terapia. Recorrer à ajuda de um profissional da psicologia é o principal recurso que a pessoa deve buscar. O psicólogo será capaz de ajudá-lo a reencontrar o sentido da sua existência e a vontade de preencher esse vazio da forma correta.

A anedonia é a incapacidade de sentir prazer e aproveitar as coisas boas. É como se o nosso cérebro decidisse se desconectar. Não sentir para não sofrer, isolando-se e ficando anestesiado. Talvez você já tenha sentido isso alguma vez em sua vida, mas e o que acontece quando isso se torna crônico?

Veja o texto bíblico: “Em verdade, em verdade vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se converterá em alegria”.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

Acompanhe e veja o que fazer!

  1. Dormir bem. Quem acorda após uma boa noite de sono sente vários efeitos benéficos, como mente alerta e aumento da criatividade. ...
  2. Cuidar da alimentação. ...
  3. Praticar jogos estimulantes. ...
  4. Ler textos com temas variados. ...
  5. Fazer desafios variados. ...
  6. Exercitar o corpo.

Dicas para equilibrar corpo e mente

  1. Alimente-se bem. Nossas escolhas alimentares refletem diretamente no corpo e na mente. ...
  2. Durma bem. Noites mal dormidas faz com que a pessoa não descanse suficiente e que suas células não se regenerem, acelerando o processo de envelhecimento. ...
  3. Tenha atitudes positivas. ...
  4. Medite.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

O bloqueio emocional age mais ou menos assim. Ele é uma defesa do nosso inconsciente que age para evitar o sofrimento. Entretanto, embora passemos a vivenciar as experiências ruins de forma menos direta, não significa que deixam de nos machucar ou causar incômodo.

Ser emocionalmente frágil significa que você tem dificuldade em controlar emoções difíceis: Pequenos sinais de preocupação o lançam em ciclos de ansiedade e pânico. Pequenos surtos de tristeza levam a espirais de autocrítica e depressão.