O que é vazio espiritual?

Perguntado por: vgouveia . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Acolha o seu vazio
O ideal é que a pessoa procure apoio psicológico e invista no autoconhecimento para entender melhor os sentimentos e as sensações. Dá para conviver melhor com o vazio e, ao mesmo tempo, obter uma vida mais equilibrada.

“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” Assim começa o livro de Gênesis. No princípio, Deus criou e o que havia era o vazio.

O que causa vazio emocional? De acordo com os profissionais, a sensação de vazio se trata da consequência da falta de contato com algo que proporciona prazer para a pessoa. Isso pode acontecer principalmente quando a pessoa leva uma vida indesejada em todos os campos, seja profissional ou sentimental, familiar, etc.

João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.

A sensação de vazio é o alerta que indica que algo dentro de você não está bem. Pode ser uma tristeza passageira, mas pode indicar algo mais sério e que deve ser olhado com cuidado. Um processo terapêutico é fundamental.

Além disso, sintomas físicos podem ser comumente sentidos como: frio na barriga, aperto no peito, dores de cabeça, náuseas e outros. O sentimento de vazio é semelhante a um “oco” por dentro como se alguém tivesse arrancado tudo, mas mesmo assim, tem um peso insuportável cravado na alma.

Languidez ou lassidão é um termo usado para descrever um estado de vazio, falta de ânimo, um estado de espírito cansado diante dos acontecimentos do cotidiano e da vida. É um estado de apatia entre a depressão e a ansiedade. Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias.

Como preencher o vazio da alma
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. Para todas as vezes em que Satanás tentou Jesus, Ele invocou a Palavra: “Está escrito”, “está escrito”, “está escrito”… Ou seja, Jesus conhecia a Palavra e usava o poder das Escrituras para se afastar do mal.

Principais características de pessoas frias emocionalmente

  1. Distanciamento emocional;
  2. Falta de empatia e compaixão;
  3. Timidez;
  4. Introversão;
  5. Dificuldade com intimidade;
  6. Tendência a ser excessivamente crítico;
  7. Isolamento social.

Solidão é um sentimento negativo que surge quando nossas necessidades não são atendidas pela quantidade e qualidade de nossas relações sociais atuais. Como seres humanos, precisamos de um ambiente social seguro para sobreviver e prosperar.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

Aceitar as emoções, mesmo as desagradáveis, ajuda você a não escalonar ainda mais o que sente. Um exercício que pode ajudar neste momento é perceber se seus pensamentos estão dentro de um contexto de realidade, ou são apenas pensamentos. Deixe-os vir e ir embora, aprenda apenas a observar sem embarcar neles.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

O vazio existencial é um sentimento de apatia e desmotivação que faz com que as pessoas deixem de ver sentido em suas vidas. Em muitos casos, é experimentado por indivíduos que sofreram acontecimentos marcantes negativamente, como uma separação ou a perda abrupta de um ente querido, por exemplo.