Como mineiro fala pão francês?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Distrito Federal: pão francês. Bahia e Minas Gerais: pão de sal. Rio Grande do Sul: cacetinho. Ceará: carioquinha.

cacetinho

Hoje, o pão francês já faz parte da família brasileira, ganhando diferentes nomes em cada parte do País. No Rio Grande do Sul é conhecido como “cacetinho”, enquanto no Ceará é chamado de “carioquinha”. No Rio Grande do Norte é também “pão d'água" e na Bahia, “pão de sal”.

eh pão francês! Aqui em SC é pão de trigo.

O pão francês, também conhecido como pão-cacetinho, pãozinho, cacetinho ou pão de sal, é um tipo de pão feito de farinha, sal, água e fermento. Este pão tem um exterior crocante, e é popular no Chile, Brasil, na região dos Andes da Bolívia e do Peru mas também pode ser encontrado na Argentina e no Uruguai.

Pão Massa Grossa - Norte do Amazonas, Roraima, parte do Pará e Piauí. Pão Careca - Parte do Pará, do Amapá e do Maranhão. Cacetinho -Rio Grande do Sul e parte da Bahia (mais próxima de Sergipe). Pão Jacó - Estado do Sergipe.

Como o pão francês é chamado pelo Brasil:
Bahia e Minas Gerais: pão de sal. Ceará: carioquinha. Rio Grande do Norte: pão de água. Pernambuco: pão de Jacó

No Rio Grande do Sul e na Bahia é cacetinho; no Ceará, carioquinha, e no Pará, careca. Pão de sal, de massa grossa, média, filão e pão jacó são outros apelidos.

E ainda tem mais: em Minas Gerais, é chamado de pão de sal; em Sergipe, jacó; no Ceará, carioquinha; no Pará, careca; no Piauí e em Manaus, massa grossa. Ufa! Mas convenhamos: não importa o nome, o fato é que o cacetinho, pão de trigo, pão francês é o mais amado do brasileiro.

No Ceará: Carioquinha
Já no Nordeste, no estado do Ceará, é chamado de “carioquinha”, uma alusão carinhosa aos moradores do Rio de Janeiro, cidade que historicamente teve uma grande influência na disseminação da cultura desse alimento no Brasil.

A origem exata da receita do pão francês é desconhecida. Mas atribui-se à elite que viajava a Europa o advento do pãozinho, pois era moda, no começo do século 20 em Paris, um pão pequeno e de casca dourada, um precursor da baguete. Essa elite teria trazido o tal pão e mandado os padeiros locais copiarem.

Há estudos que apontam que os pães começaram a ser produzidos há aproximadamente seis mil anos, na região da Mesopotâmia, onde hoje está situado o Iraque, e foram difundidos por várias civilizações da Antiguidade. Esse pão era resultado de uma mistura seca, dura e amarga feita à base de farinha de trigo.

O pão francês, cacetinho ou pão de sal, como é chamado entre os baianos, está mais salgado em Salvador, e a culpa não é do padeiro.

Cacetinho

Como se chama na sua região? Cacetinho. Pão Careca. Pão francês.

massa grossa (Maranhão), cacetinho (Rio Grande do. Sul, Bahia), pão careca (Pará), média (Baixada. Santista), filão, pão jacó (Sergipe), pão aguado.

Em outros Estados do Brasil, o pão francês é chamado de diversas formas: pão d\x27água, pão de trigo, pão francês, pão aguado, carioquinha, pão careca, pão de sal, ... Vocês sabem como o pão francês é chamado na França? ... e Distrito Federal, o pãozinho recebe nomes diferentes em outras regiões do Brasil.

Por que o pão francês tem esse nome? A receita data do fim do século 19, quando a elite endinheirada do país se inspirava na cultura francesa.

Como pedir pão francês pelo Brasil

  1. Baixada santista – Média.
  2. Ribeirão Preto – Filão.
  3. São Paulo Capital – Pão francês.
  4. Ceará – Carioquinha.
  5. Rio Grande do Sul – Cassetinho.
  6. Sergipe – Pão Jacó
  7. Pará – Pão careca.
  8. E no Maranhão, é necessário chamar de massa grossa enquanto massa fina é o pão sovado.