Como o Brasil foi eliminado em 86?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Na Copa do México, em 1986, o Brasil de Telê Santana caiu para a França, de Michel Platini, depois de igualdade por 1 a 1. Sócrates, que parou no goleiro Joël Bats, e o zagueiro Júlio César, que acertou uma bomba na trave, desperdiçaram. A derrota tirou a seleção nas quartas de final do Mundial, como agora.

Rodrygo errou o primeiro pênalti do Brasil na disputa que decretou eliminação da Copa do Mundo contra a Croácia e foi consolado por Thiago Silva. Rodrygo sentiu-se culpado pela eliminação do Brasil, nos pênaltis, contra a Croácia, depois de ter desperdiçado sua cobrança, a primeira da seleção.

Ídolo do Flamengo e um dos maiores nomes do futebol brasileiro, Zico carrega a marca de ter perdido um pênalti que prejudicou o Brasil na Copa do Mundo de 1986, contra a França, pelas quartas de final.

Sócrates, que parou no goleiro Joël Bats, e o zagueiro Júlio César, que acertou uma bomba na trave, desperdiçaram. A derrota tirou a seleção nas quartas de final do Mundial, como agora. Das outras três vezes que o Brasil precisou decidir nos pênaltis, sem contar o jogo desta sexta-feira (9), saiu vitorioso.

Tragédia do Sarriá foi como ficou conhecida a partida "Brasil 2 X 3 Itália", partida da segunda fase na Copa do Mundo de 1982 e disputada em 5 de julho de 1982, no estádio Sarrià.

Agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram em campo e interromperam a partida. O motivo é que quatro jogadores argentinos descumprirem protocolo contra Covid-19 ao entrar no Brasil.

Os cinco títulos foram conquistados em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A Seleção Brasileira é seguida por Alemanha e Itália, ambas com quatro, e Argentina, com três. Ranking é dominado por times italianos e com Santos entre os cinco primeiros colocados. Uruguai e França têm dois títulos cada.

Autor do único gol do Brasil na derrota para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 por 7 a 1, o meia Oscar revelou bastidores da goleada sofrida no Mineirão.

Avaí, Athletico-PR e Internacional são os times com mais pênaltis a favor; confira rankings. No Brasileirão 2022, a palavra pênalti é, quase sempre, sinônimo de gol.

Foram quatro decisões - duas em 2018, contra Dinamarca e Rússia, e duas em 2022, diante do Japão e Brasil. A primeira partida de mata-mata do Brasil que foi decidida nos pênaltis foi diante da França, em 1986, pelas quartas de final.

Sem o camisa 9, foram nove pênaltis cobrados, dois convertidos e sete desperdiçados. O pênalti perdido contra o Fortaleza, neste domingo, foi o terceiro de Pedro em três cobranças.

Penalidades convertidas - total de 54
Essa é uma visão geral de todas as penalidades que um jogador sofreu em sua carreira.

Despediu-se da Copa na partida contra a Polônia, a última da segunda fase de grupos, quando sofreu grave problema muscular ao prender o tornozelo em lance com o adversário Zbigniew Boniek - se o Brasil passasse à final, Zico não jogaria.

Carlos Vidal

Copa de 1930:
- O primeiro jogador a perder um pênalti foi Carlos Vidal, do Chile.