Como o marido deve honrar sua esposa?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Dê atenção a sua esposa quando ela estiver falando, porque comunicar-se é uma necessidade importante para a mulher. Um marido demostra respeito por sua mulher quando desliga o telefone ou a televisão, por exemplo, quando é chamado a conversar sobre um assunto importante para ela.

Portanto, os cinco principais deveres do marido – de procurar agradar e fazer feliz sua mulher, são:

  • Ser o cabeça do lar;
  • Amar sua esposa;
  • Ser amante (sexual) de sua esposa;
  • Ser provedor;
  • Ser protetor.

7 Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

A Bíblia dá muito valor ao bom marido.
...
Todo bom marido precisa dessas 5 características:

  1. Ama a Deus. Compartilhar. ...
  2. Amor sacrificial. Compartilhar. ...
  3. Responsável e trabalhador. Compartilhar. ...
  4. Carinhoso. ...
  5. Sabedoria e respeito.

Honrar não está relacionado apenas com fidelidade conjugal. Honra é considerar os interesses de seu cônjuge e levar muito a sério as suas reais necessidades, até mesmo se estas forem muito diferentes das suas. Significa cuidar e proteger o cônjuge, gerando assim, segurança no casamento.

De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art. 1.566.

“Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los” (“A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, novembro de 2010, última contracapa).

Uma das coisas mais importantes em um casamento é conhecer, verdadeiramente, o outro e também deixar-se ser conhecido. Muitos casais não se revelam, não sabem nada sobre o outro e isso é um caminho de frustração.

O pai tem a responsabilidade de prover as necessidades da vida e a proteção para sua família.

Quero ser respeitada e valorizada, mas como?

  1. Seja amiga e parceira. ...
  2. Se ame antes de querer amar o outro. ...
  3. Não se anule pelo outro. ...
  4. Defenda as suas convicções. ...
  5. Não se autossabote.

O Crime de adultério era tratado como um crime moral suportado pelo Direito Penal, no entanto, a infidelidade conjugal é uma ação corriqueira entre as relações homem e mulher, e o caráter punitivo do delito...desonrosa, logo a falta de zelo com seu cônjuge gera o dever de indenizar pelo dano moral e pelo dano material. ...

Deus é a prioridade número um se todo o coração, alma e força de alguém está comprometido a amá-lO. Se você é casado, seu cônjuge deve ser a sua próxima prioridade. Um homem casado deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25).

“Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor.” (Provérbios 31:25-26 – NVI). A mulher virtuosa é uma pessoa otimista. Ela sorri diante do futuro e não tem medo do que a espera.

A Bíblia diz em Colossenses 3:19: “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.” Violência é uma característica do infiel. A Bíblia diz em Provérbios 13:2: “Do fruto da boca o homem come o bem; mas o apetite dos prevaricadores alimenta-se da violência.”

[Marcos 10:6-9] "Mas no princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe."

Em termos práticos, a Bíblia diz que há várias coisas que o casal precisa fazer no dia a dia para ter um casamento feliz:

  1. Seguir Jesus juntos. Jesus deve ser sempre o centro do casamento. ...
  2. Ser fiel. ...
  3. Mostrar respeito. ...
  4. Querer o bem do cônjuge. ...
  5. Perdoar e pedir perdão. ...
  6. Comunicar. ...
  7. Perseverar.

O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.

"Alguns homens dizem que se pudessem unir a amante e a esposa teriam a mulher ideal ao lado deles”. É comum, disse a psicóloga, a conciliação do casamento pela amizade e companheirismo e do relacionamento adúltero pelas necessidades sexuais e de atenção. “A relação de amante tem só o filé mignon”, comentou Mirian.

Segundo a psicóloga Olga Tessari, há vários motivos: carência, necessidade de afeto e atenção, entre outras coisas. “Ela acredita não ser capaz de encontrar outro homem como ele, pois vê nele o ideal de homem que ela tanto busca”, disse Olga Tessari.