Como os tubarões fazem amor?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

O diretor do aquário, Thom Demas, explicou mais dessa situação inusitada. “Se eles estão voltados para a mesma direção, o macho normalmente agarra a fêmea pela grande barbatana que sai de seu lado e contorce o corpo ao redor dela. Parece bastante cruel, mas é assim que esses tubarões se reproduzem.

Na cópula, os machos mordem e desgastam a fêmea na tentativa de introduzir o clásper (seu órgão genital). No caso dos tubarões, os machos têm dois órgãos sexuais. Segundo especialistas, esse tipo de comportamento (desgaste no sexo) é comum em tubarões.

No que diz respeito à reprodução, os tubarões são animais que apresentam fecundação interna. O macho possui um par de órgãos denominados de claspers, que são responsáveis por transferir o espermatozoide para o trato reprodutivo da fêmea.

Uma pesquisa do final do ano passado sugeriu que tubarões-brancos não atacam os surfistas e humanos no geral de propósito, mas sim porque eles nos confundem com as focas, umas de suas principais presas.

Enquanto virado de cabeça para baixo, a respiração do tubarão diminui, os músculos se tornam relaxados e a barbatana dorsal se endireita, tornando-o totalmente indefeso. O mecanismo exato sobre como ocorre a imobilidade tônica ainda é um mistério, nem os cientistas sabem por que este reflexo existe.

A descoberta: eles são daltônicos. Os pesquisadores analisaram a retina dos animais e ela é anatomicamente formada para identificar apenas um padrão claro ou escuro. Ou seja, a cor vermelha seria vista como uma cor escura.

Tubarões brancos, tubarões-touro, e tubarões tigre são as espécies com mais ataques a seres humanos reportados.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos.

Se você leu todas essas regras e ainda não conseguiu chegar a uma resposta sobre a forma certa de se referir ao tubarão fêmea, a gente simplifica: o substantivo “tubarão” é um epiceno, logo, seu feminino é “tubarão fêmea” mesmo.

Não, eles morrem. Os líquidos que circulam no corpo dos peixes de água salgada têm aproximadamente a mesma proporção de sais que a água do mar. “Mas se o peixe for colocado em água doce, essa concentração será maior em seu corpo do que no ambiente”, diz o biólogo Naércio Aquino Menezes, do Museu de […]

"Tubarão, te amo" ainda incluiu um trecho curto (sample) da voz da MC Carol de Niterói, tirado música dela "Eu te amo'. A música estourou no TikTok, e chegou ao ouvido dos ídolos paulistas Ryan e Daniel.

Por um processo de bioacumulação, o tubarão agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais. Um parâmetro de consumo de mercúrio vem da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Grande tubarão branco, África do Sul. O tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias).

Veras explicou que tubarões têm vários tipos de reprodução, entre eles existem os animais que colocam ovos, entre eles o tubarão-lixa.

Cientistas já sabiam que tubarões não dormem ou descansam da mesma maneira que mamíferos: por exemplo, alguns tubarões precisam nadar constantemente, inclusive durante o sono, para manter a água com oxigênio fluindo em suas brânquias. Isso apontaria não para um sono, mas um “descanso”.

Repelentes químicos também foram criados e testados ao longo dos anos. Um dos mais vendidos é um tipo de spray chamado Anti-Shark 100, fabricado pela Shark Tec. Segundo a empresa, o produto imitaria o cheiro "de um tubarão em decomposição".

Uma pesquisa mostrou que os tubarões brancos não atacam os surfistas e humanos no geral de propósito, mas sim porque eles nos confundem com as focas, umas de suas principais presas.

Águas turvas ou opacas, onde há redes de pesca, cardumes de peixes, presença de golfinhos ou aves mergulhando são as menos aconselhadas. Esse é o tipo de ambiente atrativo para um tubarão e se o lugar em questão for habitado por espécies mais perigosas, redobre os cuidados.