Tem tubarões em Ubatuba?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Apesar das ações, os pesquisadores classificam os casos como isolados.De acordo com o registro internacional de ataques de tubarões, mantido pelo Departamento de História Natural do Museu da Flórida, aponta que desde 1931 foram oficialmente constatados 15 casos em São Paulo - incluindo os casos de Ubatuba.

Imagem foi compartilhada por banhistas nas redes sociais.
Um tubarão foi flagrado neste fim de semana na orla da Praia do Perequê em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Moradores o devolveram ao mar (Veja o vídeo acima). A imagem do animal na praia foi compartilhada por banhistas nas redes sociais.

Águas turvas ou opacas, onde há redes de pesca, cardumes de peixes, presença de golfinhos ou aves mergulhando são as menos aconselhadas.

No último dia 3 de novembro, na praia de Lamberto, em Ubatuba, aconteceu algo que não se via há mais de 30 anos: um ataque de tubarão. A vítima, um turista francês de 59 anos que se banhava no local.

Para quem não conhece o Aquário de Ubatuba e um lugar pitoresco e atrativo com sua fauna marinha tendo muitos tipos de peixes como também tubarões.

Trata-se uma Fake News (notícia falsa), a informação de aparecimento de um possível tubarão na Praia Massaguaçu, na Região Norte de Caraguatatuba. Segundo o Instituto Argonauta, o animal que encalhou na praia é um tipo de cetáceo da família dos Golfinhos (Odontoceto).

Notícias relacionadas. O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.

Em porto de galinhas as praias são protegidas por recifes, então o que os banhistas acabam aproveitando é uma piscina natural, que fica bem protegida. Lá não se tem relato de ataques de tubarão, fique tranquila! Em todos os locais de Recife, onde se tem avistamento de tubarões, temos sinalização.

"Então, o que você realmente deve fazer é não mergulhar, não se virar, não encarar o animal e não manter contato visual. Com os tubarões-tigre, você pode colocar a mão no topo da cabeça, empurrar suavemente para baixo e isso os redirecionará para longe de você", explicou ela.

New Smyrna Beach, Florida
Essa aqui é conhecida como a capital mundial dos ataques de tubarões. (Coitada!) Já foram registradas mais de 80 desde 2009. Pode parecer pouco, mas é um número absurdo em relação a outros lugares do mundo.

Apesar da crença popular, esses peixes não são atraídos pela carne humana, mas atacam para se defender do que consideram uma ameaça. Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

A visão dos tubarões tem um alcance de dois a três metros de distância e seu ouvido, além de ser responsável pelo equilíbrio, é capaz de sentir as vibrações de um peixe a se debater até a 600 metros de distância. O tubarão-branco, por exemplo, pode até mesmo enxergar fora da água.

Se um tubarão está claramente no modo de ataque, você precisa se tornar o maior possível na água, de acordo com Peirce. “Quanto maior você estiver na água, mais respeito você terá”, disse ele.

Praia da Tereza | Laguna - SC | Tubarão - SC.