Como os tubaroes se comunicam?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Tubarões são criaturas silenciosas, pois não possuem órgãos para produzir som. Em vez de falar, eles se comunicam por meio de linguagem corporal, como “zigue-zaguear”, tremer e movimentar as mandíbulas.

Segundo o professor Nathan Hart, autor do estudo, a visão dos tubarões pode ser comparada a uma TV em preto e branco. Para termos de comparação, o tubarão possui um detector de luzes, enquanto o ser humano tem três, o que faz com que este último possa distinguir mais tonalidades.

Uma das principais curiosidades sobre os tubarões é o hábito que possuem de se manterem em movimento enquanto dormem, e isso tem uma explicação científica. A falta de uma bexiga natatória neste grupo de animais significa que os tubarões não podem permanecer imóveis durante seu tempo de descanso.

O focinho, os olhos e as guelras são pontos fracos dos tubarões por serem bem sensíveis. Por isso, se precisar lutar por sua vida durante um ataque de tubarão, não exite, bata com toda a força que puder nessas áreas.

O seu olfato é extremamente apurado, permitindo-lhes identificar substâncias bastante diluídas na água, como concentrações de sangue abaixo de 1 parte por milhão - o que equivale a perceberem uma gota de sangue a 300 m de distância em pleno oceano.

Talking Shark: um aplicativo tubarão falante no seu celular!
Para utilizá-lo, é preciso autorizar o download e a instalação desse app no celular. Além disso, ele necessita de autorizações, como acesso ao microfone. Não é necessário nenhum cadastro. Ao abrir o aplicativo, já é possível ver um tubarão nadando na tela.

Tetra-se do primeiro caso registrado de espécie do reino animal que não escuta a própria voz, segundo os cientistas.

o morcego

Muitos animais se destacam quando o assunto é audição apurada, mas o número um nesse quesito, com certeza, é o morcego.

De acordo com registros da Marinha dos Estados Unidos, datados da década de 1970, testes com coletes salva-vidas de três cores apontaram preferência dos tubarões pela cor amarela.

Na cópula, os machos mordem e desgastam a fêmea na tentativa de introduzir o clásper (seu órgão genital). No caso dos tubarões, os machos têm dois órgãos sexuais. Segundo especialistas, esse tipo de comportamento (desgaste no sexo) é comum em tubarões.

Os tubarões não temem, necessariamente, os golfinhos. Acontece é que, os golfinhos têm várias maneiras de se defender contra os tubarões. Incluindo um mecanismo para assustar tubarões e até machucá-los à distância, uma espécie de som em frequências específicas (pulsos sonoros)..

são os tubarões tigres e também os tubarões brancos. são os que mais caçam outros tubarões. Claro que também existe exceções, como por exemplo as orcas, conhecidas até como baleias assassinas, orcas assassinas e algumas delas também caçam tubarões.

20 – 30 anos

Quanto tempo pode um tubarão sobreviver fora d'água? Alguns tubarões que vivem em áreas rasas de recifes se adaptaram para viver até 12 horas ou mais fora da água (se o recife secar).

Após muitos anos de estudo, hoje se sabe que os tubarões não apreciam a carne humana.