Que cor Os tubarões enxergam?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os pesquisadores analisaram a retina dos animais e ela é anatomicamente formada para identificar apenas um padrão claro ou escuro. Ou seja, a cor vermelha seria vista como uma cor escura. Segundo o professor Nathan Hart, autor do estudo, a visão dos tubarões pode ser comparada a uma TV em preto e branco.

Ele vê no escuro melhor que um gato. Além disso, é o único tubarão que põe a cara fora da água para enxergar: ele é capaz de ver - bem - tanto dentro quanto fora d'água. Mas não é só a visão que faz do grande branco uma máquina de localizar presas.

Com base na atividade elétrica dos olhos dos tubarões, os cientistas acreditam que a forma da cabeça lhes propicie excelente visão estéreo e percepção de profundidade, como a dos seres humanos. Esses traços podem ajudar animais marinhos a caçar presas velozes.

O tubarão é cego? Não, os tubarões não são cegos. Pelo contrário, eles possuem um sistema visual complexo que é indicativo de seu alto nível de desenvolvimento.

Na cópula, os machos mordem e desgastam a fêmea na tentativa de introduzir o clásper (seu órgão genital). No caso dos tubarões, os machos têm dois órgãos sexuais. Segundo especialistas, esse tipo de comportamento (desgaste no sexo) é comum em tubarões.

Águas turvas ou opacas, onde há redes de pesca, cardumes de peixes, presença de golfinhos ou aves mergulhando são as menos aconselhadas. Esse é o tipo de ambiente atrativo para um tubarão e se o lugar em questão for habitado por espécies mais perigosas, redobre os cuidados.

Muitas pessoas conhecem os tubarões como grandes predadores que se alimentam de animais grandes, como as focas. Alguns tubarões realmente apresentam esse tipo de comportamento, sendo esse o caso do tubarão-branco, uma espécie que se alimenta, além de focas, de peixes e até tartarugas-marinhas.

Mito 1: os tubarões detectam uma gota de sangue a quilômetros de distância. É verdade que os tubarões têm um olfato muito desenvolvido. Na realidade, algumas espécies podem sentir o cheiro de sangue a uma distância de até 400 m.

“Os tubarões brancos são frequentemente retratados como 'assassinos estúpidos' e 'gostam de carne humana', no entanto, este não parece ser o caso, apenas parecemos com sua comida”, autor do estudo Laura. Os tubarões brancos começam a caçar focas quando têm cerca de 2,5 metros de comprimento.

Cientistas já sabiam que tubarões não dormem ou descansam da mesma maneira que mamíferos: por exemplo, alguns tubarões precisam nadar constantemente, inclusive durante o sono, para manter a água com oxigênio fluindo em suas brânquias. Isso apontaria não para um sono, mas um “descanso”.

Com exceção das orcas e seres humanos, não existem predadores naturais para o tubarão-branco. Entretanto, esta espécie encontra-se classificada como vulnerável pela IUCN, devido à sobrepesca exploratória (visando a comercialização de suas nadadeiras, carne e óleo) e o bycatch (i.e. pesca acidental).

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos.

Os tubarões não temem, necessariamente, os golfinhos. Acontece é que, os golfinhos têm várias maneiras de se defender contra os tubarões. Incluindo um mecanismo para assustar tubarões e até machucá-los à distância, uma espécie de som em frequências específicas (pulsos sonoros)..

Grande tubarão branco, África do Sul. O tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias). Isso segundo o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões (Isaf, na sigla em inglês), do Museu de História Natural da Flórida (Estados Unidos).

O focinho, os olhos e as guelras são pontos fracos dos tubarões por serem bem sensíveis. Por isso, se precisar lutar por sua vida durante um ataque de tubarão, não exite, bata com toda a força que puder nessas áreas.

No que diz respeito à reprodução, os tubarões são animais que apresentam fecundação interna. O macho possui um par de órgãos denominados de claspers, que são responsáveis por transferir o espermatozoide para o trato reprodutivo da fêmea.

Repelentes químicos também foram criados e testados ao longo dos anos. Um dos mais vendidos é um tipo de spray chamado Anti-Shark 100, fabricado pela Shark Tec. Segundo a empresa, o produto imitaria o cheiro "de um tubarão em decomposição".

20 – 30 anos

Enquanto virado de cabeça para baixo, a respiração do tubarão diminui, os músculos se tornam relaxados e a barbatana dorsal se endireita, tornando-o totalmente indefeso. O mecanismo exato sobre como ocorre a imobilidade tônica ainda é um mistério, nem os cientistas sabem por que este reflexo existe.

Se você leu todas essas regras e ainda não conseguiu chegar a uma resposta sobre a forma certa de se referir ao tubarão fêmea, a gente simplifica: o substantivo “tubarão” é um epiceno, logo, seu feminino é “tubarão fêmea” mesmo.

Já o tubarão branco é natural de locais com águas frias e, portanto, há poucos registros de sua passagem em praias brasileiras.