Como repor sódio e potássio?

Perguntado por: ifarias9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Eletrólitos comuns incluem sódio, potássio, cálcio e cloreto. Você pode consumir eletrólitos por meio de água de coco, melancia e laticínios. É especialmente importante observar a ingestão de eletrólitos se você estiver doente ou apenas terminar um treino.

Há alimentos deliciosos para repor o potássio. A banana, os cogumelos, uva, damasco, laranja, suco de laranja, abacate e espinafre são alguns deles. ÀS VEZES AS PESSOAS ESPERAM SENTIR SEDE PARA BEBER ÁGUA, O QUE É ERRADO. O SINAL DE SEDE É UM SINAL TARDIO, NÃO DEVEMOS ESPERÁ-LO PARA INGERIR.

A hiponatremia leve pode ser tratada por meio da restrição da ingestão de líquidos para aproximadamente um litro por dia. Se um diurético ou outro medicamento for a causa, a dose é reduzida ou o medicamento é suspenso. Se a causa for uma doença, ela é tratada.

Possíveis causas da hiponatremia
A diminuição da concentração do sódio no sangue resulta de qualquer doença que faz com que seja diminuída a quantidade de água eliminada pelo corpo, ou quando a água fica acumulada em maior quantidade no sangue, de forma que o sódio fica diluído.

A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais. O diagnóstico toma por base exames de sangue para medir os níveis de potássio.

Abacate é fonte de potássio e outros nutrientes importantes como o ômega 3. Com aproximadamente 326 mg de potássio em apenas 100 g do alimento, o abacate é outra fruta extremamente rica nesse mineral.

como o déficit corpóreo costuma ser importante, a reposição deve ser mantida por dias a semanas. As principais soluções de reposição de potássio, e também as mais usadas, são as seguintes: KCl xarope 6%: 15 mL contêm 12 mEq de potássio. Dose: 10 a 20 mL após às refeições, 3 a 4 vezes ao dia.

A deficiência de sódio pode causar má absorção intestinal, suor em excesso e diarreia, por exemplo. Como consequência disso, é possível o indivíduo se sentir fraco, apático e até mesmo ter taquicardia. Em casos mais graves de deficiência de sódio, as consequências podem ser fatais.

Pessoas que realizam bastante exercícios físicos podem consumir isotônicos. Atletas ou indivíduos que praticam atividades físicas com regularidade, transpirando bastante, podem conseguir manter níveis normais de sódio ao beber os isotônicos, que ajudam a repor o eletrólito na circulação sanguínea.

Podemos encontrar Potássio em abundância na natureza, as fontes principais são águas salgadas e minerais.

Se o paciente apresentar sintomas graves (principal parâmetro), como crises convulsivas ou coma E/OU quadros de instalação aguda, ou seja, em menos de 48h, E/OU natremia menor que 125 ou, sobretudo, abaixo de 120mEq/L.

A causa mais comum é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamentos diuréticos. Vômitos e diarreia também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo. Hipocalemia dificilmente é resultado de uma dieta pobre em potássio, mas pode acontecer.

Quando a quantidade de potássio na corrente sanguínea está baixa, dá-se o nome de hipocalemia. Isso pode ocorrer por diversos fatores, entre eles diarreia, vômitos, uso excessivo de álcool ou laxantes, insuficiência renal crônica, entre outros.

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

Slow-K é um medicamento à base de potássio, utilizado no tratamento ou mesmo na prevenção da falta de potássio no sangue. Slow K é indicado para pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente.

É aconselhável tomar o slow-k durante ou após as refeições para minimizar irritação gástrica. As drágeas devem ser ingeridas inteiras, não podem ser trituradas, mastigadas ou chupadas, com ajuda de líquido, enquanto o paciente estiver sentado.

5 alimentos ricos em potássio para incluir no cardápio

  1. Semente de abóbora possui propriedades antioxidantes. ...
  2. Uva passa é rica em fibras e ajuda o coração. ...
  3. Abacate é gordura boa que reduz o colesterol ruim. ...
  4. Shimeji garante equilíbrio da pressão arterial. ...
  5. Filé de truta é proteico e fonte de ômega 3.