Como usar o bicarbonato de sódio nas plantas?

Perguntado por: ebarros5 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Misture bem 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1/2 colher de chá de amônia e 1 colher de chá de sulfato de magnésio em 5 litros de água. Coloque em cada planta cerca de 1/4 desta solução, que atuará no melhoramento da saúde das plantas e acelerando o seu crescimento.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.

Use vinagre como tratamento de fungos ou pulgões nas plantas. Experimente usar uma mistura de vinagre com água (através de um borrifador) para retirar pulgões e outros insetos que se manifestam como verdadeiras pragas nas folhas das plantas.

O bicarbonato de sódio pode ser empregado para fortalecer as plantas do seu jardim, potencializando o processo natural de fotossíntese e, fortificando e fazendo as folhas crescerem mais. Deve experimentar o bicarbonato nas folhas, porque ele não é benéfico para todas as plantas.

Entre as várias utilidades da canela na sua horta e jardim, destaco: ajuda a enraizar as estacas, evita o aparecimento fungos, afasta pragas de insectos, entre outras. Conheça neste artigo alguns dos principais benefícios da canela no seu jardim ou horta e comece a incluí-la na rotina de cuidados das suas plantas.

O método de controle mais comum é o uso de soluções caseiras, como água e sabão; álcool etílico, detergente e água quente; e fumo com pimenta malagueta. “As soluções devem ser borrifadas nas plantas uma vez por semana durante todo mês até a erradicação da praga”, ensina Fabiana.

O controle mecânico para matar pulgões e também cochonilhas, pode ser feita a eliminação manualmente com ajuda de um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente.

Alta umidade e temperaturas amenas são o ambiente favorável para desenvolvimento da doença. Dessa forma, áreas irrigadas podem favorecer o mofo-branco, por proporcionar ambientes com alta umidade. Os sintomas da doença são bastante característicos. Normalmente, ocorrem lesões encharcadas nas partes aéreas da planta.

Aplique álcool etílico 70% em spray sobre as plantas e deixe agir. O álcool não faz mal às plantas e, de preferência, deve ser aplicado bem cedo ou no fim da tarde. Outra dica é aplicar canela se houverem danos as plantas, como feridas em quedas de folhas.

Se você procura formas de como acabar com pulgões nas plantas, saiba que uma maneira de fazer isso é retirando esses insetos manualmente. Para isso, é necessário um pedaço de algodão embebido em uma mistura de água, vinagre ou álcool em partes iguais.

O ataque dessa e de outras pragas sempre ocorre em plantas submetidas a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Entre os fatores que propiciam esses ataques, destaca-se a existência de solo ou substrato inadequados, quantidade insuficiente de luz, falta de água, déficit de nutrientes ou adubação em excesso.

Prevenção de fungos e insetos
Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta.

Existem também plantas que amam o ambiente ácido e o vinagre as estimula a crescer. Estes incluem rododendros, azaléias e gardênias. Misture 200 mililitros de vinagre em 5 litros de água e borrife a planta.

Você pode usar o vinagre para esterilizar ferramentas e viveiros antes de usá-los nas plantas, e nesses casos você deve utilizar o produto sem diluir. Você também pode usar o produto para desinfetar novas sementes ou mudas, borrifando-as com água com um pouco de vinagre.

Vinagre e bicarbonato de sódio são grandes aliados no preparo de alimentos, mas também são supereficientes quando o assunto é deixar a casa limpa. Eles neutralizam odores, tiram manchas, limpam rejuntes, removem gordura e muito mais.

Além da limpeza básica, a combinação de bicarbonato e vinagre serve para desentupir ralo, remover manchas e até tirar cecê das roupas. Conheça outras aplicações da mistura desses dois ingredientes.

O vinagre é um composto ácido. O bicarbonato, por outro lado, é um composto básico. Assim, quando misturamos os dois, há uma anulação de suas ações. Além disso, a depender da proporção das quantidades, eles podem gerar uma pequena explosão.