Como saber se o óculos de grau está correto?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A forma mais correta e prática de descobrir se o óculos novo está com o grau correto, de acordo com a receita, é levá-lo ao oftalmologista assim que recebê-lo. Dessa forma, o profissional fará a conferência do grau e das medidas dos olhos aferidas para a montagem das novas lentes na armação.

Chamado por aí de exame de vista ou de grau, o teste de refração ocular é um método não-invasivo aos olhos que detecta quanto a pessoa consegue enxergar e estabelece o grau dos óculos, se eles forem necessários.

Algumas pessoas precisam de apenas alguns dias para se acostumar aos óculos novos, ao passo que outras podem precisar de até duas semanas. Assim, é absolutamente normal se você só consegue ver o aro da armação na primeira vez que coloca seus óculos. A razão para tanto recai no centro visual do cérebro.

Usar um grau mais elevado do que o correto não causaria nenhum dano grave, mas pode causar dores de cabeça e dificuldade na adaptação dos óculos.

Quanto tempo é preciso para se acostumar aos óculos novos? Os sintomas que mencionei acima, e que são normais de surgirem durante o processo de adaptação, podem durar entre 7 e 15 dias. Portanto, esse é considerado o tempo médio para que uma pessoa possa se acostumar ao uso de novas lentes corretivas.

7 sinais de óculos vencidos

  1. Piscar com frequência. ...
  2. Visão turva. ...
  3. Dores de cabeça. ...
  4. Tontura. ...
  5. Dificuldade para ler. ...
  6. Dificuldade para enxergar de perto ou de longe. ...
  7. Lentes arranhadas.

Uma dúvida que muitas pessoas possuem é se os óculos de grau possuem prazo de validade. A resposta é não! Os óculos de grau não têm nenhum prazo de validade. Entretanto, é fato que as lentes deles sofrem, sim, desgastes ao longo do tempo por conta do uso.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

A adaptação do paciente com astigmatismo ao uso de óculos com lentes cilíndricas é mais difícil do que quando o erro refrativo é corrigido apenas com lentes esféricas. As lentes cilíndricas possuindo graus diferentes podem aumentar ou diminuir a imagem em cada meridiano da lente.

Se a visão embaçada persistir por muitos dias, ela deixa de ser uma condição normal e passa a indicar algum problema. Entretanto, se a vista ficar embaçada constantemente, procurar um oftalmologista torna-se necessário para entender a causa e buscar um tratamento adequado.

Como identificar uma lente antirreflexo? As lentes de óculos com antirreflexo costumam ter uma tonalidade mais voltada para o roxo ou violeta. Porém, um teste de como saber se o óculos tem antireflexo é posicioná-lo em frente a uma lâmpada fluorescente. O ideal é que as lentes reflitam a cor verde.

Repare na armação e nas lentes
As armações de óculos originais têm acabamento perfeito, detalhes diferenciados e cores atrativas; já as falsas são grosseiras e contêm rebarbas. Por isso, muitas vezes, o acessório pirata causa desconforto quando o experimentamos.

O astigmatismo é considerado alto quando é acima de 4 graus. Mas, 2 graus de astigmatismo já exige que você use óculos de grau ou lentes de contato para conseguir enxergar com nitidez. No artigo de hoje, vamos te explicar como deve ser o óculos para quem tem 2 graus de astigmatismo.

A Miopia e o Astigmatismo são dois dos mais comuns Erros de Refração ou Ametropias. A Miopia é uma alteração da refração ocular caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos de longe. Já o Astigmatismo tira a nitidez das imagens tanto na visão de longe quanto de perto.