Como saber qual é o tom da música?

Perguntado por: amello5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Se você tem a partitura da música, olhe sempre para o seu início, ao lado da clave. Veja se tem bemóis, sustenidos e quantos são; a partir disso, poderemos dizer qual é o tom da música. Por exemplo, se na armadura tivermos apenas um sustenido, sabemos que a música está em sol maior ou mi menor.

A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.

O tom é a nota que dá a sensação de repouso numa melodia ou harmonia. Sensação de repouso? A nota tom de uma música dá uma sensação de relaxamento quando aparece na harmonia. A música é um diálogo entre tensão e relaxamento.

Especificamente no texto escrito, por exemplo, a gente reconhece diferentes tonalidades ou aspectos da personalidade. Podemos dizer que o tom é mais sério, arrojado, ousado, didático, formal, engraçado, regional, otimista, intelectual, parceiro, empático, acadêmico e por aí vai.

Existem 12 tonalidades diferentes, ou seja, 12 escalas maiores e menores (escalas que não vamos debater nesse artigo) que geram novos tons: As tonalidade mais usadas são: Dó, Réb, Ré, Mib, Mi, Fá, Solb, Sol, Láb, Lá, Sib e Si.

Lembrando que memorizando esses formatos podemos montar todos os acordes de violão, incluindo sustenidos e bemóis. Podemos fazer os acordes de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, com sétima, todos sem pestana.

Quando dizemos, por exemplo que uma música está no tom de Dó maior, isso significa que a música é composta em uma escala maior, cuja nota tônica da escala é o Dó natural.

Escala de Sol (G) maior e Sol menor.

Um tom é uma distância de dois sustenidos (ou de dois bemóis).

Escala de (F) maior e Fá menor.

Vamos à prática, para o acorde de Lá bemol (Ab): A escala maior é: Lá bemol – Si bemol – Dó – Ré bemol – Mi bemol – Fá – Sol – Lá bemol …e assim continuamos…

Escala maior
A escala então seria sol, lá, si, , ré, mi, fá#, sol… Note como a mesma lógica foi seguida (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). No primeiro caso, formamos a escala maior de dó. No segundo caso, a escala maior de sol.

No final das contas, o mais importante para mudar o tom de uma música é saber a distância (ou seja, o intervalo) a ser movimentado e, com isso, alterar todas as notas e acordes da música com a mesma distância, seja o intervalo que for.

Afinação Open G - (D-G-D-G-B-D)
Quando tocada com as cordas soltas, produz o acorde de G. Para se obter a afinação em Gm, você só precisa descer meio tom na segunda corda, isto é, de de B para Bb. Exemplos de músicas com afinação Open G: Traveling Riverside Blues, da banda Led Zeppelin; Start Me Up, dos Rolling Stones.

A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

A técnica de tom sobre tom é que a mistura de cores na mesma tonalidade. Isso porque o sua nuance é definida através da quantidade de tons que ela possui em sua composição. Um exemplo disso, é a cor verde, uma mistura de amarelo com azul.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

A nota vocal mais aguda atingida por um homem é o Eb8 por Adam Lopez (Austrália), recorde atingido em 4/06/2005.

Em música, escala maior é uma escala diatônica de sete notas em modo maior, um dos modos musicais utilizados atualmente na música tonal. A sequência de tons e semitons dessa escala obedece à seguinte ordem: Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom.